CCV já está em funcionamento no Ceará

46

O Sindicato dos Bancários do Ceará realizou no último dia 11/5 a instauração oficial da Comissão de Conciliação Voluntária (CCV) para atender os ex-empregados da Caixa Econômica Federal, conforme aprovada em assembléia realizada na sede do Sindicato dos Bancários, dia 1º/4.


A CCV funciona na sede da entidade, como um projeto piloto, e tem como missão intermediar todos os conflitos entre ex-empregados e a Caixa Econômica Federal, visando agilizar as demandas trabalhistas, especialmente as que tratam de tíquete alimentação. É a primeira vez que a Comissão de Conciliação é implantada na Caixa.


De acordo com a Cláusula Terceira do Aditivo ao Acordo Coletivo de Trabalho, a CCV será composta, paritariamente, por dois representantes indicados pelo Sindicato e dois indicados pela Caixa. Para cada titular da CCV será designado um suplente. A entidade sindical fará a indicação dos seus representantes na CCV entre os quadros de dirigentes, dentre os liberados com o ônus para a empresa para o exercício das atividades sindicais quando houver.


Diferente do modelo de negociação no Banco do Brasil, com a Caixa são três oportunidades de discussão das demandas. De acordo com Marcos Saraiva, diretor do Sindicato e empregado da Caixa, “a CCV é um avanço que se faz na possibilidade de resolver pendências jurídicas sem demandar tanto tempo por conta do atraso que infelizmente é imposto pela justiça no Brasil”. O diretor disse que durante o período da vigência da CCV, qualquer demanda que o ex-empregado for fazer terá que passar antes pela Comissão de Conciliação.


Esclarecemos que esta é uma experiência piloto com vigência até 06/07/2011, cuja prorrogação será objeto de discussão da Mesa Permanente de Negociações.

TRÂMITES – A demanda deverá ser apresentada à entidade sindical profissional, por meio do preenchimento do Termo de Reivindicação disponível no Sindicato, que será encaminhado à Caixa. O banco, num prazo de dez dias corridos, contados a partir do recebimento do Termo de Reivindicação, manifestará sua posição com relação ao pleito do ex-empregado. O ex-empregado deverá aguardar comunicação do Sindicato quanto à data agendada para a conciliação. Cabe ressaltar que esta Comissão é um importante instrumento de relacionamento e representa um ganho para todos ao valorizar a solução por meio da negociação e do diálogo.

PROCURE A CCV – A Comissão já se encontra instalada na sede do Sindicato dos Bancários do Ceará, localizado na Rua 24 de Maio, 1289 – Centro. Telefone: (85) 3252 4266, e o tema a ser conciliado inicialmente será o Auxílio-Alimentação.