Chapa 1 eleita pela vontade soberana dos bancários

50

A Chapa 1 – Vamos! venceu as eleições para o mandato 2012-2015 do Sindicato dos Bancários do Ceará. A votação foi realizada durante os dias 3, 4 e 5/7 e a apuração foi encerrada no início da madrugada da sexta (6/7), em Fortaleza.


A Chapa 1, apoiada pela CUT e CTB, obteve 3.265 votos, representando 55,75%, enquanto a Chapa 2, apoiada pelo Conlutas, teve 2.591 votos, representando uma diferença de 11,5%, ou seja, 674 votos. Foram computados ainda 56 votos em branco e 91 votos nulos. De um total de 8.661 associados aptos a votar, 5.856 compareceram às urnas.


Foram 59 urnas fixas e itinerantes na capital e interior do Estado. Dessas, 40 urnas tiveram a vitória da Chapa 1.


Vitória da unidade nacional – O presidente da Contraf-CUT, Carlos Cordeiro, que acompanhou a apuração, comemorou a vitória da Chapa 1. “Trata-se de uma equipe que está comprometida com o projeto vitorioso de construção da unidade nacional dos bancários, que é coordenado pela Contraf-CUT e representa mais de 400 mil trabalhadores de bancos públicos e privados de todo País. Essa unidade tem o Sindicato dos Bancários do Ceará como um dos protagonistas e conquistou a Convenção Coletiva de Trabalho, que completa 20 anos em 2012 abrange todos os bancários do Brasil”, destaca. “Com mobilização e greves, garantimos aumentos reais consecutivos desde 2004, elevação no piso, melhorias na PLR e importantes avanços sociais, bem como várias conquistas nas negociações específicas com os bancos públicos”, destaca o dirigente sindical.


Para Cordeiro, o balanço positivo da última gestão do Sindicato credenciou a Chapa 1 a ganhar as eleições e fortalecer o trabalho pelos direitos da categoria, organizando e mobilizando os trabalhadores para enfrentar as direções dos bancos por emprego decente, fim da rotatividade, combate à terceirização, remuneração digna, melhores condições de saúde, segurança e trabalho, combate ao assédio moral, fim das metas abusivas e igualdade de oportunidades, dentre outros pontos.


Luta agora é contra os banqueiros – O presidente reeleito do Sindicato, Carlos Eduardo Bezerra Marques, agradeceu os votos recebidos pela Chapa 1 e convocou todos os bancários a continuarem mobilizados para a Campanha Nacional. “Agora é aproveitar essa mobilização da categoria, a partir do processo democrático da eleição do Sindicato, e fortalecer nosso plano de luta com as reivindicações dos bancários para que tenhamos avanços nas condições de trabalho e de vida dos bancários e da sociedade”, disse. E completa: “o processo eleitoral já passou. Todos devemos nos mobilizar em torno de um só objetivo – a queda de braços com os patrões – banqueiros e Governo – para termos, mais uma vez, uma campanha salarial vitoriosa”.