Chapa 2 vence as eleições da Previ

67


O processo de votação na eleição da Previ, o fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil, aconteceu entre os dias 18 e 30/4. A Chapa 2 – Previ para os Associados, apoiada pelo Sindicato dos Bancários do Ceará e pela Contraf-CUT, foi a vencedora, com 38.154 votos (32,31%) e vai ocupar os cargos nas diretorias de Planejamento e de Administração, nos Conselhos Fiscal e Deliberativo e nos respectivos Conselhos Consultivo do Plano 1 e do Previ Futuro. O mandato dos eleitos é de quatro anos.


A Diretoria Executiva e os Conselhos Deliberativo, Fiscal e Consultivo têm metade de seus integrantes indicados pelo Banco do Brasil, entre seus funcionários da ativa. A outra metade é eleita pelos associados. Eram cinco chapas na disputa. A Chapa 1 obteve 28,13% dos votos, a Chapa 4 ficou com 15,81%, a Chapa 5 com 9,79% e a Chapa 3 com 2,88% dos votos. Foram 118.102 votos de um total de 201.509 eleitores.


No Ceará, a Chapa 2 também foi vencedora obtendo 952 votos dos 1.778 votos válidos coletados no Estado. Cerca de 80% dos associados cearenses exerceram esse direito democrático.


A vitória da Chapa 2 foi muito importante. Ela representa a essência do funcionalismo do BB, uma vez que a Previ não foi criada pelo banco nem pelo governo. Foi criada pelos associados e é este compromisso que a Chapa 2 defende. Gestão paritária para blindar a Previ e pagar as aposentadorias do Plano 1 e Previ Futuro.


“Queremos agradecer a todos os funcionários da ativa e aposentados que participaram desse processo eleitoral e, principalmente, àqueles que depositaram sua confiança na Chapa 2. Eles têm a compreensão da importância da Previ para suas vidas e sabem que a Chapa 2 é a que tem mais compromisso com os trabalhadores e com suas aposentadorias”
José Eduardo Marinho, diretor do Sindicato dos Bancários do Ceará