Cliente, saiba como reclamar dos bancos

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O Sindicato orienta todos os clientes de bancos que tenham problemas com o atendimento nas agências, ou com qualquer serviço bancário, a procurarem a Ouvidoria da instituição financeira – seja ela pública ou privada – para encaminhar a reclamação. Não deixe de reclamar. Sugerimos que você siga os seguintes procedimentos:


1. Procure a Ouvidoria: Se o seu problema não for resolvido ou se houver demora em ser atendido, procure a ouvidoria do seu banco.

• Itaú: 0800 5700011


• CEF: 0800 725 7474


• BB: 0800 729 5678


• BNB: 0800 033 3033


• HSBC: 0800 701 3904


• Bradesco: 0800 704 8383


• Santander: 0800 726 0322


• Safra: 0800 770 1236


• Banrisul: 0800-644 2200


2. Registre reclamação no Banco Central: É importante registrar a sua reclamação no Banco Central. Sua reclamação irá para a lista que é divulgada mensalmente e significa uma importante fonte de consulta para outros consumidores. Por telefone: 0800.979.2345, por carta (Bacen – SBS Quadra 3 Bloco B – Ed. Sede – Caixa Postal: 08670 – CEP 70074-900 – Brasília – DF); ou pela internet: www.bcb.gov.br


3. Procure Decon ou Procon: Se o banco não resolver, procure os órgãos de defesa do consumidor – Decon/CE: 0800 275 8001; Procon Fortaleza: (85) 3105 1136.


4. Procure a Justiça: Caso não haja solução diretamente ou via Procon/Decon, recorra à Justiça.