CNB/CUT no Fórum Social Mundial

140

A CNB/CUT tem presença garantida no Fórum Social Mundial (FSM) em Caracas, Venezuela. A entidade realizará duas oficinas, mantendo a tradição de quem participou de todas as edições do evento.

A primeira oficina, chamada “Inserção do Sistema Financeiro na Sociedade: potencialidades de desenvolvimento ou exploração dos povos?” visa discutir o papel que deve ter o sistema financeiro na sociedade atual em que é uma das mais importantes forças econômicas. Realizada em parceria com a UNI Américas Finanças e com o Comitê de Finanças da CCSCS, o debate contará com a presença do economista William Gaviria Ocampo, membro da Junta Diretiva da UNEB (Unión Nacional de Empleados Bancarios), da Colômbia, e da coordenadora do curso de Economia da Unicamp Maria Alejandra Madi.

A outra oficina é intitulada de “Walmarterização: a atual estratégia empresarial de ataques aos direitos trabalhistas”, tratará das novas formas de relações de trabalho criadas pela rede de supermercados norte-americana Wal-Mart.

O FSM é um evento de suma importância para os movimentos sociais de todo o mundo por criar um espaço globalizado de resistência e o setor bancário tem um papel fundamental nessa luta mundial. A CNB/CUT e os Sindicatos de Bancários têm dado sua contribuição para esse debate dentro do Fórum.