CNFBNB denuncia assédio moral na Superintendência de Alagoas

20

A Comissão Nacional dos Funcionários do BNB( CNFBNB/Contraf-Cut) está encaminhando à Diretoria Administrativa com cópia para Superintendência de Desenvolvimento Humano do BNB denúncia de assédio moral praticado pela Superintendência Estadual de Alagoas contra funcionários lotados naquele Estado.


A denuncia foi formulada pelo Sindicato dos Bancários de Alagoas durante audiência realizada na Procuradoria Regional do Trabalho e caracteriza como assédio moral as metas abusivas, a falta de transparência no processo de transferência de pessoal, a ausência de concorrência e de critérios objetivos para a efetivação de funções e o tratamento desrespeitoso que alguns gestores utilizam quando da cobrança de metas.


Quanto às metas abusivas, a denúncia é que o Banco estabelece metas sem respeitar a particularidade de cada agência, na maioria dos casos, impossíveis de serem alcançadas e quando algum gestor está conseguindo alcançar a meta de sua variável na reprogramação aumentam esta meta, inviabilizando o seu atingimento.


No processo de transferência de pessoal aponta que não existem critérios objetivos aplicados pelo Superintendente de Alagoas. O mesmo ocorrendo em relação ao preenchimento das funções em comissão.


Com relação à efetivação de funções, acusa que, em alguns casos ,existem colegas que passam mais de um ano substituindo e não são efetivados e quando as metas não são atingidas são ameaçados de perder a função.


A Procuradoria Regional do Trabalho concedeu o prazo de quinze dias para o Banco juntar aos autos os normativos internos acerca da transferência de pessoal e do preenchimento de funções, e foi concedido para o Sindicato o prazo até a próxima audiência, que será realizada no dia 16 de dezembro de 2010, para apresentar um detalhamento da denúncia formulada.


A CNFBNB/Contraf-Cut solicita igual atitude dos demais sindicatos com BNB na sua base no sentido de que formalizem suas denuncias em relação ao assédio moral porventura praticado nas diversas unidades do Banco.