Coletivo de Mulheres Bancárias participa da sexta edição da Caminhada do Outubro Rosa

61


Um verdadeiro mar rosa tomou conta da Avenida Beira-Mar, em Fortaleza, no último dia 19/10, quando foi realizada a sexta edição da Caminhada Rosa contra o câncer de mama. O evento levou informação, alegria e saúde às centenas de participantes, homens e mulheres, que cruzaram um dos principais pontos turísticos da Capital ao som de muito samba. O Coletivo de Mulheres Bancárias estava lá com a sua comitiva que era uma das mais animadas da avenida.


Estimular as ações de prevenção, o diagnóstico precoce e o cumprimento de leis que alertam para o direito de pacientes foram os objetivos da caminhada, que teve fim com prestação de serviços de saúde na Praça dos Estressados. As vitoriosas – como são chamadas as mulheres que venceram a doença – ainda formaram um laço rosa humano, símbolo do combate ao câncer de mama.


Para Cecília Oliveira, que integra a Rede Mama (organizadora do evento), as mulheres precisam saber das leis que garantem acesso à mamografia a partir dos 40 anos e, em casos de confirmação do câncer, início do tratamento em até 60 dias.


A diretora do Sindicato dos Bancários do Ceará e integrante do Coletivo de Mulheres, Carmem Amélia Grego, elogiou a organização do evento e a participação das bancárias. “Essa foi a segunda vez que participamos institucionalmente da Caminhada Rosa e, dessa vez, com uma grande comitiva. É muito importante essa atuação do Coletivo, pois nos proporciona um momento de informação e solidariedade. É fundamental divulgarmos a importância da prevenção do câncer de mama”, avalia.