Coletivo de Mulheres Bancárias visita agências da Capital e do Interior

76


“Temos o direito de ser iguais quando a nossa diferença nos inferioriza; e temos o direito de ser diferentes quando a nossa igualdade nos descaracteriza. Daí a necessidade de uma igualdade que reconheça as diferenças e de uma diferença que não produza, alimente ou reproduza as desigualdades”.


Essa reflexão do sociólogo português Boaventura de Souza Santos, serve de base para a luta do Coletivo de Mulheres Bancárias, do Sindicato dos Bancários do Ceará, lembrando que as mulheres são praticamente metade da categoria bancária em todo o País.


O Coletivo de Mulheres Bancárias do Ceará defende que a política de Igualdade de Oportunidades precisa valer em todas as esferas e que o direito das mulheres deve ser respeitado. “Todos ganham com a adoção de novas práticas, em respeito ao gênero, sendo bom também para o fortalecimento da democracia”, afirma Jannayna Lima, diretora do SEEB/CE e representante do Coletivo estadual.


Com o objetivo de levar esse debate para o interior do Estado, o Coletivo de Mulheres Bancárias visitou no último dia 29/4 os municípios de Aracati, Beberibe e Cascavel, percorrendo um total de 11 agências dos bancos Caixa Econômica, Banco do Brasil, BNB, Bradesco e Itaú. Além dos temas relativos aos direitos das mulheres, as diretoras Iêda Marques, Carmen Araújo, Carmem Amélia, Marlúcia de Oliveira, Rita Ferreira, Joice Castro e Jannayna Lima abordaram temas como PL 4330, jurídico, formação e convênios, recebendo demandas e esclarecendo dúvidas de bancários e bancárias.


Segundo Carmen Araújo, “vamos mostrar o trabalho do Coletivo de Mulheres no fortalecimento da categoria, a nossa luta em defesa das trabalhadoras, com ênfase em defesa das mulheres bancárias. Nessas visitas vamos chegar junto às bancárias, ouvir seus questionamentos, levar informações, esclarecer direitos e, principalmente, buscar soluções para questões que afetam o seu dia a dia”.


Programação – A programação da Caravana do Coletivo de Mulheres do SEEB/CE prossegue em maio com visitas às agências bancárias do Interior e da Capital. Em todas às sextas-feiras do mês serão visitadas as unidades em Fortaleza e também estão agendadas visitas a Itapipoca, região da Ibiapaba, Quixadá e Baturité.