Coletivo de Mulheres participa de fórum sobre desenvolvimento sustentável

11

As diretoras do Sindicato dos Bancários do Ceará (SEEB/CE) e integrantes do Coletivo de Mulheres Ana Ximenes, Elomar Bezerra e Edna Marques, juntamente com a assessora de Formação, Victória Régia Arrais, participaram do III Fórum de Ciências do Liceu de Vila Velha, no período de 9 a 12/9. A diretora Ana Ximenes compôs a mesa de abertura do evento e socializou a experiência da campanha de sindicalização do SEEB/CE, que tem como foco a importância da sustentabilidade ambiental, além de ter falado da coleta seletiva que será implantada no Sindicato.


O Fórum teve como tema a “Conscientização social para um mundo sustentável” e, segundo o professor e coordenador do laboratório de Física, Ademir Júnior, “ajudou a promover a inclusão social e o desenvolvimento humano na comunidade, além de servir de estímulo para os professores”. Ademir afirmou ainda que a escolha do tema foi pautada na necessidade de conscientização da comunidade sobre a importância dos recursos naturais locais, como o mangue que existe próximo ao Colégio.


A assessora de Formação do SEEB/CE, Victória Régia Arrais, ministrou uma oficina sobre consumo sustentável para mais de 40 jovens. Para tornar a discussão mais atrativa, o Coletivo apresentou um vídeo de conscientização sobre consumo, além de pautar toda a apresentação no cotidiano dos participantes. Ao final, foram formados vários grupos, que apresentaram, através de cartazes e encenações teatrais, o que assimilaram durante o momento.


O estudante Natalício Delmiro, de 18 anos, destacou a forma de se economizar água e energia em casa como algo bastante positivo. “Vou procurar seguir os conselhos das professoras. A gente erra muito em casa. As pessoas não sabem consumir”.