O Fórum teve como tema a “Conscientização social para um mundo sustentável” e, segundo o professor e coordenador do laboratório de Física, Ademir Júnior, “ajudou a promover a inclusão social e o desenvolvimento humano na comunidade, além de servir de estímulo para os professores”. Ademir afirmou ainda que a escolha do tema foi pautada na necessidade de conscientização da comunidade sobre a importância dos recursos naturais locais, como o mangue que existe próximo ao Colégio.
A assessora de Formação do SEEB/CE, Victória Régia Arrais, ministrou uma oficina sobre consumo sustentável para mais de 40 jovens. Para tornar a discussão mais atrativa, o Coletivo apresentou um vídeo de conscientização sobre consumo, além de pautar toda a apresentação no cotidiano dos participantes. Ao final, foram formados vários grupos, que apresentaram, através de cartazes e encenações teatrais, o que assimilaram durante o momento.
O estudante Natalício Delmiro, de 18 anos, destacou a forma de se economizar água e energia em casa como algo bastante positivo. “Vou procurar seguir os conselhos das professoras. A gente erra muito em casa. As pessoas não sabem consumir”.