Coletivo de Saúde debate conflitos no ambiente de trabalho

86

O Coletivo de Saúde da Contraf-CUT esteve reunido com o Comando Nacional dos Bancários, na semana passada, com objetivo de debater o tema “Conflitos no Ambiente de Trabalho”, que será objeto de negociação com a Fenaban, cuja reunião estava agendada para o dia 23/5, sendo adiada sem data definida. Esse encontro vai acontecer em cumprimento à cláusula 53 da Convenção Coletiva de Trabalho, que prevê a criação de um grupo de trabalho para prevenção coletiva de conflitos no ambiente de trabalho.


A Contraf-CUT e Fenaban trocaram suas propostas de linhas gerais para elaboração de um Programa de Controle de Conflitos para orientar o debate da próxima reunião. A reunião do coletivo tratou também de outros temas da área de saúde do trabalhador, como balanço do primeiro mês de adoção pela Previdência do Nexo Técnico Epidemiológico, problemas como atendimento nos postos do INSS e a nossa proposta de reabilitação ocupacional.


Participaram desse encontro, os diretores do Sindicato dos Bancários do Ceará, Eugênio Silva e Moacir Melo. Para Eugênio “o objetivo maior dessa reunião é a elaboração de um programa de controle coletivo de conflitos, que venha prevenir e banir o assédio moral das relações de trabalho”. Nessa mesma reunião foi feita uma avaliação positiva do primeiro mês da aplicação do Nexo Técnico Epidemiológico, porém ficou um alerta aos dirigentes que atuam na área de Saúde, que devem fiscalizar a aplicação pela Previdência do Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário.