Comando analisará dados sobre assédio moral apresentados pela Fenaban

53


Na negociação realizada dia 6/3 sobre o instrumento de combate ao assédio moral, previsto na cláusula 56ª da Convenção Coletiva de Trabalho, a Fenaban apresentou ao Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT, os dados estatísticos setoriais sobre as denúncias, para que possa ser feita avaliação do andamento do programa. O Comando a partir de agora, com a assessoria do Dieese e consultorias, vai analisar os dados apresentados e uma nova negociação será realizada.


Os bancários apresentaram uma série de críticas e sugestões ao funcionamento do programa, como sobre a necessidade de maior rigor no cumprimento do prazo de 45 dias para a apuração das denúncias, ao fato dos bancos estarem apresentando respostas padronizadas aos sindicatos e a preocupação de como fica a situação dos denunciantes e denunciados dentro do banco, pós-denúncia. Outras questões levantadas foram a da necessidade de preservação do sigilo das pessoas que transitam pelo programa e também a de uma divulgação mais ampla desse direito dentro dos bancos.


Oficina – O Coletivo Nacional de Saúde reunido durante a manhã do mesmo dia, discutiu e avaliou como tem sido até agora o cumprimento do Acordo Aditivo de Combate ao Assédio Moral, que completou três anos. Na reunião, o Coletivo reafirmou que o Acordo representa um grande avanço, mas que é preciso fortalecer o instrumento para que ele seja melhor compreendido e apropriado pelos trabalhadores. O Coletivo reiterou proposta apresentada no Seminário do Comando Nacional dos Bancários, realizado no mês passado, de promover uma oficina sobre o tema. A data indicativa é meados de abril.