Comando cobra novo modelo de PLR na primeira rodada com a Fenaban

55

Na primeira negociação da Campanha Salarial 2009, realizada na última terça-feira, dia 18/8, em São Paulo, o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) definiram o calendário de discussão da minuta de reivindicações da categoria. Serão realizadas inicialmente três rodadas de negociação, uma por semana: Emprego no próximo dia 27/8, Remuneração e Cláusulas Econômicas no dia 2/9; e Saúde, Condições de Trabalho e Cláusulas Sociais no dia 9/9.


O Comando Nacional cobrou da Fenaban uma resposta, já na próxima reunião do dia 27, para a reivindicação de alteração do modelo de PLR, que foi discutida exaustivamente em cinco rodadas de negociações entre os meses de abril e maio. “Nossa proposta é clara e foi definida durante a Conferência Nacional. Queremos três salários mais R$ 3.850,00 fixos distribuídos a todos os bancários. Acreditamos que esse modelo é mais simples, mais transparente e valoriza mais o trabalho dos bancários”, afirma Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT e coordenador do Comando Nacional. “Cobramos uma resposta para a próxima rodada, uma vez que esse debate já foi realizado exaustivamente com os bancos, e deixamos claro que não assinaremos acordo com o modelo de PLR do ano passado”. Os negociadores da Fenaban disseram que a proposta dos bancários está sendo discutida pelos bancos e que ainda não têm uma definição.


É importante lembrar que as minutas específicas de reivindicações do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste do Brasil, bem como a pauta geral de reivindicações da categoria entregue à Fenaban, estão disponíveis no nosso site: www.bancariosce.org.br


EMPREGO E REMUNERAÇÃO – A próxima rodada de negociação com a Fenaban, nesta quinta-feira, dia 27/8, tratará do emprego dos bancários. A pauta de reivindicações 2009 prioriza quatro medidas para preservar e ampliar os postos de trabalho: garantia de emprego nos processos de fusões e aquisições; mais contratações de bancários para atender à crescente demanda de trabalho; fim das terceirizações e compromisso dos bancos de respeitar a Convenção 158 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que proíbe demissões imotivadas.


Na quarta-feira da próxima semana, dia 2/9, será a vez da discussão sobre remuneração. Os representantes do Comando Nacional fizeram questão de ressaltar aos banqueiros que, ao falar de remuneração, a categoria não está se referindo apenas ao índice de reajuste e à PLR, mas também valorizar os pisos da categoria, não só dos escriturários e caixas, mas também dos comissionados e gerentes. Os bancários querem ainda incluir na Convenção Coletiva 2009/2010 uma cláusula sobre a remuneração total, inclusive a parte variável, e outra que garanta a criação de planos de previdência complementar para todos os bancários.