Comando destaca necessidade de melhoria em cláusulas econômicas

89

Na reunião que aconteceu na quarta-feira, dia 5/9, entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban foram analisadas as reivindicações econômicas, entre elas aumento real de salário, maior e melhor PLR e melhores pisos salariais, entre outros itens.


“Neste momento, a negociação está na fase de discutir mais aprofundadamente os conceitos. Mas foi importante porque reafirmamos a necessidade de melhoras em todos os aspectos, principalmente por conta dos resultados recordes que os bancos vêm obtendo”, afirma Vagner Freitas, presidente da Contraf-CUT.


Os representantes dos bancários explicitaram reivindicações como reajuste de 10,3%, com 5,5% de aumento real, PLR, 13ª cesta-alimentação, auxílio-educação, aumento de pisos salariais e contratação da remuneração total. Não houve contrapropostas, os bancos afirmaram que devem ter algo mais concreto na rodada do dia 13/9, mas em relação à reivindicação de uma regra mais simples para a PLR e a ampliação da distribuição dos lucros entre os trabalhadores, aceitaram a discussão de um novo modelo. Para os trabalhadores, isso deve determinar que o pagamento dos programas próprios de remuneração de resultados dos bancos não devem ser descontados da PLR.


Os representantes da Fenaban apresentaram a proposta de renovar a convenção coletiva por dois anos, já que a economia atravessa um momento de estabilidade. Os representantes do Comando Nacional ficaram de levar a proposta para discussão com os bancários e suas entidades de representação.

Calendário de mobilização – Além das reuniões com a Fenaban, o Comando Nacional também procurou as direções dos bancos públicos para agendar negociações para os próximos dias, cujas datas estão propostas no calendário de mobilização aprovado pelo Comando Nacional. A Caixa confirmou a primeira reunião para o dia 10/9, mas o BB não respondeu ainda. Confira abaixo as datas e as atividades do calendário de mobilização.

CALENDÁRIO DE MOBILIZAÇÃO E LUTA

Dia 10/9 Negociação Caixa Econômica Federal (confirmada)
Dia 11/9 Negociação BB (data indicativa)
Dia 12/9 Negociação BNB (banco ficou de confirmar)
Dia 13/9 Dia Nacional de Luta e Mobilização e negociação com a Fenaban
Dia 18/9 Negociação Caixa Econômica Federal e BB (data indicativa)
Dia 18/9 Assembléia geral da categoria e específicas do BB e CEF
Dia 19/9 Passeatas dos bancários em todo o País
Dia 20/9 Dia Nacional de Luta e Mobilização e negociação com a Fenaban
Dia 25/9 Plenária Nacional