COMANDO NACIONAL CONQUISTA GARANTIA DOS EMPREGOS NO ITAÚ E SANTANDER

89


Em reunião por videoconferência realizada dia 24/3, o Comando Nacional dos Bancários debateu sobre as respostas dadas pelos bancos a partir das reivindicações da categoria e avaliou a situação após as medidas já implantadas após cobrança do movimento sindical.


Os bancos Itaú e Santander informaram ao Comando que acataram a reivindicação e que não demitirão trabalhadores enquanto a pandemia gerada pelo novo coronavírus (COVID-19) não for dissipada. “É uma grande conquista a suspensão das demissões no Itaú e Santander durante a pandemia. Vemos vários setores anunciando ou realizando desligamentos”, disse a presidenta da Contraf-CUT, Juvandia Moreira, que é uma das coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários.


“Tudo que já conquistamos desde a criação do Comitê de Crise é fruto da luta dos sindicatos, aliados ao Comando, e principalmente, da nossa organização nacional e da nossa unidade”, avalia o presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará, Carlos Eduardo.


NOSSAS CONQUISTAS – O Comando Nacional destacou também que os bancos aceitaram liberar grande parte dos trabalhadores para trabalhar de suas casas, em sistema home office. Em todos os bancos, os funcionários do grupo de risco e gestantes, estão em casa. Essa é outra vitória de nossa negociação coletiva. Mais de 200 mil trabalhadores já foram liberados para trabalhar em casa. Com a garantia da manutenção dos salários e dos direitos.


Além de liberar trabalhadores para trabalhar em casa, a Caixa e o BB anunciaram que vão manter apenas os serviços essenciais. Santander, Itaú e Bradesco também estão adotando medidas de contingenciamento para a entrada nas agências, com horário especial de funcionamento.


Os bancários também conquistaram a antecipação do 13º em vários bancos, como forma de garantir renda e ajuda aos familiares. O Santander fechou parte das agências por localidade e colocou parte do quadro de funcionários em férias coletivas. Todos os que estão com suspeita de terem contraído o vírus e os que tiveram contato com estes, foram liberados do trabalho e as unidades em que eles trabalham são higienizadas segundo as orientações das autoridades sanitárias, conforme acordado. Os bancos também prometeram intensificar as campanhas de comunicação, inclusive na TV, sobre as medidas sanitárias de prevenção e as posturas sociais a serem tomadas para impedir, ou reduzir a propagação da doença.


A Contraf-CUT também criou um chat em seu site (www.contrafcut.org.br) para receber as demandas dos bancários.