COMANDO NACIONAL CRIA COMITÊ DE CRISE COM BANCOS

92


Em reunião realizada dia 16/3, o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) criaram um comitê de crise para acompanhar as orientações das autoridades de saúde diante da pandemia gerada pelo novo coronavírus (COVID-19) e tratar das medidas a serem tomadas pelos bancos, de acordo com a evolução da epidemia.


A preocupação foi garantir a saúde e a segurança dos bancários, principalmente daqueles que fazem parte do chamado grupo de risco e das mulheres em gestação. Outra questão trazida pelo Comando foi o da suspensão das aulas nas escolas e a falta de opção para os cuidados com as crianças.


Fruto das ações do Comitê de Crise foram conquistados a adoção do teletrabalho para diversos públicos dentro dos bancos, sobretudo para quem se enquadra em grupos de risco (grávidas, pessoas acima de 60 anos, pessoas com doenças crônicas etc.), isolamento para pessoas que retornaram do exterior, controle de acesso nas agências, reforço nos procedimentos de limpeza, a análise de casos específicos.


Os sindicatos estão comunicando ao Comando casos concretos que possam ser tratados pelo comitê de crise.


GARANTIA DA ULTRATIVIDADE DA CCT – Dada a necessidade de suspensão das conferências regionais, estaduais e nacional, além dos congressos e encontros específicos dos trabalhadores de cada banco, para evitar aglomerações e a propagação da doença, o Comando Nacional dos Bancários solicitou a ultratividade dos direitos garantidos na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria, que vence em 31 de agosto de 2020. A Fenaban vai levar o tema para ser debatido com os bancos e dará resposta ao Comando Nacional assim que possível.


DEFESA DO SUS – Após o fim da reunião com a Fenaban, o Comando Nacional dos Bancários permaneceu reunido e destacou a importância da defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e da revogação da Emenda Constitucional 95/2016, que limita os investimentos públicos nas áreas da saúde, educação e diversas outras políticas sociais.