Comando Nacional decide ampliar a greve e cobra negociação da Fenaban

52

O Comando Nacional dos Bancários reuniu-se no sábado 26/9 em São Paulo para avaliar os dois primeiros dias da greve por tempo indeterminado deflagrada no dia 24/9 em todos os 27 Estados e no Distrito Federal e discutir a estratégia de ampliação do movimento a partir de ontem, segunda-feira. Também decidiu enviar ofício à Fenaban cobrando a retomada das negociações a partir da terça-feira e reafirmando as reivindicações da categoria por aumento real de salário, PLR maior, valorização dos pisos, uma política de preservação dos empregos e mais contratações, melhores condições de saúde, segurança e trabalho, combate às metas abusivas e ao assédio moral, auxílio-educação e plano de previdência complementar para todos.


A greve nacional dos bancários cresceu em todo o País. Conforme levantamento efetuado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), o número de agências fechadas subiu para 4.791, além de departamentos e centros administrativos de todos os bancos, públicos e privados.


INTERDITO PROIBITÓRIO – Ao invés de negociar, a exemplo dos últimos anos, os bancos estão abusando na utilização do interdito proibitório para impedir o direito legítimo de greve assegurado pela Constituição. Este ano, no entanto, muitos juízes estão negando a concessão do interdito por entenderem que esse instrumento jurídico é inadequado para os conflitos trabalhistas.


Na segunda-feira, o Comando também enviou carta às direções dos bancos públicos (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco da Amazônia e BNB) cobrando a retomada das negociações específicas.

CARTA ENVIADA PELO COMANDO NACIONAL À FENABAN:


São Paulo, 26 de setembro de 2009


Ao Sr. Magnus Apostólico

Superintendente de Relações do Trabalho da Fenaban


Considerando que ainda não recebemos resposta ao ofício que encaminhamos a V.Sa. no dia 18 de setembro manifestando o posicionamento do Comando Nacional dos Bancários de rejeitar a proposta apresentada pela Fenaban no dia anterior e solicitando uma nova proposição para que pudéssemos avançar nas negociações;


Considerando que as assembléias gerais da categoria em todo o País ratificaram a posição do Comando Nacional de rejeitar a proposta por considerá-la insuficiente, decidindo deflagrar a greve por tempo indeterminado;


Considerando que V.Sa. tem afirmado pela imprensa estar preocupado com a “falta de negociação” e que o Comando “tem de dizer o que tem de melhorar”;


O Comando Nacional dos Bancários, reunido em São Paulo na tarde de sábado, 26 de setembro, reafirma que a proposta para atender às necessidades dos trabalhadores precisa contemplar aumento real de salário, melhoria da PLR, valorização dos pisos salariais, uma política de preservação dos empregos e mais contratações, melhores condições de saúde, segurança e trabalho, combate às metas abusivas e ao assédio moral, auxílio-educação e plano de previdência complementar para todos.


Diante do exposto, o Comando Nacional dos Bancários se coloca à disposição desta entidade patronal para retomar as negociações a partir desta terça-feira, 29 de setembro, e aguardamos sua manifestação.


Atenciosamente,

Carlos Cordeiro,

presidente da Contraf-CUT