COMANDO NACIONAL DEFINE CALENDÁRIO DA CAMPANHA NACIONAL 2020

24


O Comando Nacional dos Bancários se reuniu dia 10/6 e definiu o calendário de conferências, congressos e assembleias para dar início à Campanha Nacional dos Bancários 2020.


Esse calendário poderá ser alterado caso seja prorrogada a validade dos Acordos e Convenções Coletivas, ou se o Congresso Nacional aprovar a ultratividade discutida na MP 936. O Comando também cobrou da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), na última reunião de negociação, a resposta sobre a reivindicação para que os bancos garantam a ultratividade da CCT e dos ACTs, mas até o momento não houve resposta dos bancos.


Mesmo em isolamento social, a categoria será chamada a participar da campanha desde o princípio, com a Consulta Nacional aos Bancários, que permite a todos os trabalhadores darem sua opinião sobre temas importantes, as prioridades da campanha, as formas como os sindicatos deves se comunicar e até como pretende participar das ações da campanha. Neste ano, a consulta será totalmente eletrônica e poderá ser respondida até o dia 25/6.


As conferências estaduais/regionais começam a ser realizadas no dia 26/6 e seguem até 4/7.


Os congressos do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal serão realizados de 10 a 12/7 e a Conferência Nacional dos Bancários, onde se define a minuta de reivindicações, nos dias 17 e 18/7, para a categoria deliberar sobre a pauta em assembleias que devem ser realizadas nos dias 20 e 21/7 e a minuta de reivindicações podendo ser entregue à Fenaban no dia 23/7.


Em decorrência da pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19), todas as atividades serão realizadas por videoconferência.


Calendário da Campanha Nacional dos Bancários

De 17 a 25/6 – Consulta Nacional

Até 4/7 – Conferências Estaduais/Regionais

De 10 a 12/7 – Congressos Nacionais BB e Caixa

Dias 17 e 18/7 – 22ª Conferência Nacional dos Bancários

Dias 20 e 21/7 – Assembleias virtuais para aprovação da minuta a ser entregue à Fenaban

Dia 23/7 – Entrega da minuta à Fenaban