Comando Nacional discute estratégias e ações para 2014

50


O Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT, realizou dias 20 e 21/2, em São Paulo, um seminário para discutir a estratégia, as ações sindicais e os desafios da campanha nacional deste ano, assim como a necessidade de os trabalhadores se engajarem nas agendas em disputa na sociedade, como a reforma política e o marco regulatório dos meios de comunicação.


O Comando Nacional já havia marcado a Conferência Nacional dos Bancários para o período entre 25 e 27 de julho e os congressos dos funcionários do Banco do Brasil e da Caixa para os dias 6, 7 e 8 de junho. Foi agregado a esse calendário a realização de um seminário, entre 28 e 30 de abril, para discutir um novo formato de PLR e a estratégia da Campanha Nacional 2014.


A Contraf-CUT está orientando as federações e sindicatos a definirem o mais rápido possível o calendário das conferências estaduais e regionais que precederão a Conferência Nacional.


Ainda durante a reunião, após uma apresentação da Contraf-CUT, o Comando Nacional discutiu os principais temas debatidos na mesa temática de saúde e condições de trabalho com a Fenaban, como o fim das metas abusivas.


Além disso, a Contraf-CUT informou o Comando Nacional sobre a realização do II Censo da Diversidade, que será aplicado de 17 de março até 25 de abril em todo o País. Conquistado na Campanha Nacional 2012, o levantamento será disponibilizado em hotsite da Febraban para ser respondido por um universo de cerca de 486 mil bancários, que correspondem a 98% dos funcionários de 19 bancos. As informações serão confidenciais e sigilosas.


==========


Esse seminário foi o pontapé inicial para começar a organizar a discussão e execução de nossas tarefas neste ano, que tem um calendário bastante apertado em razão da Copa do Mundo de Futebol e das eleições. A discussão será aprofundada nos fóruns democráticos da categoria, como conferências estaduais e regionais. Esperamos contar com a participação de todos”
Carlos Eduardo Bezerra, presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará