

O Comando Nacional dos Bancários, assessorado pela Comissão Nacional dos Funcionários do BNB (CNFBNB/Contraf-CUT), se reuniu com o Banco na última sexta-feira, dia 2/9, na primeira negociação da mesa específica da Campanha Nacional 2011. Na pauta, as cláusulas sociais com ênfase para a que trata de concurso público e terceirização. Até o fechamento desta edição, a reunião não havia terminado, mas a representação dos trabalhadores já tinha posição fechada contra o fim das terceirizações fraudulentas e exigiu do Banco a convocação dos concursados de 2010.
“O que será fundamental nesta campanha será a mobilização do funcionalismo. Precisamos estar juntos, mais do que nunca, para avançarmos nas conquistas. A enrolação dos banqueiros e governo na mesa da Fenaban já mostra que só com muita mobilização que alcançaremos êxito na nossa luta”, conclama o coordenador da CNFBNB/Contraf-CUT, Tomaz de Aquino.
A reunião foi coordenada, no âmbito dos trabalhadores, pelo secretário de Organização da Contraf-CUT, Miguel Pereira. Participaram também representantes dos Sindicatos de Alagoas (Alexandre Timóteo); Ceará (Carmen Araújo); Pernambuco (Alan Patrício); Piauí (Lusemir Carvalho); São Paulo (Jair Alves dos Santos); Bahia (Antonio Galindo, também representando a FEEB BA/SE); além do coordenador da CNFBNB/Contraf-CUT, Tomaz de Aquino, também representando a Fetrafi/NE.
Confira abaixo as cláusulas sociais discutidas com o BNB no último dia 2/9:
Cláusula 50ª – Proteção ao cliente e caixas
Cláusula 51ª – Adicional de insalubridade
Cláusula 52ª – Indenização por morte ou invalidez permanente em decorrência de assalto
Cláusula 53ª – Horário para amamentação
Cláusula 54ª – Fiscalização de restaurante
Cláusula 55ª – Ausências legais
Cláusula 56ª – Concursos
Cláusula 57ª – Complementação de auxílio-doença previdenciário e auxílio-doença acidentário
Cláusula 58ª – Seguro de Vida em Grupo
Cláusula 59ª – Exame médico
Cláusula 60ª – Campanha de Vacinação
Cláusula 61ª – Estabilidade para membros do Conselho de Ética
Cláusula 62ª – Reintegração dos demitidos Era FHC e Byron
Cláusula 63ª – Operacionalização do Credi e AgroAmigo