Comida cearense é tema de exposição no Dragão do Mar

72

O Museu de Cultura Cearense (MCC) do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura torna pública a mostra Comida Ceará, que apresenta parte do acervo de pesquisas que vem sendo realizadas pelo MCC há dois anos em torno do Projeto Comida Ceará. A exposição tem curadoria Raul Lody.


A Mostra Comida Ceará leva em conta que o patrimônio de um povo está presente em inúmeros aspectos da cultura. No Ceará, a comida ganha destaque na expressão da diversidade e tradição de cultura do Estado. Dentre a multiplicidade de pratos e técnicas apresentados, a exposição destaca o “baião-de-dois”, de presença notável nas mais diversas mesas pelo Estado, e a técnica dos tamales de embalar comidas em folhas, que apesar de não ser conhecida no Ceará com esse nome é bastante praticada.


A exposição traz fotos José Albano e Maurício Albano – divididas entre painéis, televisores e projetores –, aproximando o público da riqueza da esfera plural dos sistemas alimentares cearenses, e apresentando as diversas facetas, vivências, olhares, costumes, sabores e saberes da nossa comida.

SERVIÇO


• Mostra Comida Ceará


• Museu Cultura Cearense (MCC) – sala 01


• Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura


• De terça a quinta, das 9h às 19h (acesso até 18h30) e de sexta a domingo, das 14h às 21h (com acesso até as 20h30).