Comissão Nacional dos Funcionários do BNB é contra aumento da contribuição da CAMED sem consulta ao corpo social

70


Os Sindicatos que compõem a Comissão Nacional dos Funcionários do BNB (CNFBNB) reunidos dia 17/7, em vídeo-conferência, sob a coordenação da Contraf-CUT, decidiram por ampla maioria se contrapor à proposta de reajuste das contribuições cobradas pela CAMED aos seus associados.


Para isso, invocam o previsto no artigo nº 35 Letra N, do Estatuto Social da Caixa de Assistência que determina para qualquer elevação nas contribuições à entidade a realização de consulta ao corpo de associados e dele tenha a aprovação.


A Contraf-CUT/Comissão Nacional dos Funcionários vai propor administrativamente às direções do BNB e da CAMED a realização dessa consulta. Caso não tenha êxito, vai ingressar com ação liminar na Justiça para suspender o reajuste anunciado de 1,5% para 2,5% da remuneração bruta de cada associado.


As entidades sindicais também denunciam que apenas foram comunicadas sobre o reajuste e das tratativas para sua aprovação no âmbito da SEST. Mas nunca foram convidadas a debater e opinar sobre as mudanças previstas, apesar de terem reivindicado reiteradas vezes à direção do Banco reuniões para tratar especificamente da situação da CAMED, notadamente após as resoluções da CGPAR que estabelecem prejuízos aos beneficiários dos planos de saúde de autogestão, entre os quais a CAMED, a CASSI e o Saúde Caixa.


Os Sindicatos integrantes da Comissão Nacional dos Funcionários do BNB também são contrários a qualquer contribuição retroativa, mesmo que a consulta ao corpo social exigida no Estatuto da CAMED venha a aprovar algum percentual de aumento na contribuição dos associados.


Os representantes sindicais novamente cobram do BNB e da CAMED reunião específica para tratar do assunto e desde já reivindicam que as discussões passem pela construção de um projeto global de gestão da CAMED, envolvendo a participação direta dos associados na Direção Executiva da Caixa e não apenas no Conselho Deliberativo.


ORIENTAÇÃO – Diante das ameaças do governo golpista de Michel Temer aos planos de saúde de autogestão, a Comissão Nacional dos Funcionários do BNB orienta os Sindicatos, com base no Nordeste, a conferir à CAMED igual importância dada à CASSI e ao Saúde Caixa nas ações e manifestações prevista para o DIA NACIONAL DE LUTA EM DEFESA DOS PLANOS DE SAÚDE DOS TRABALHADORES DAS ESTATAIS, marcado pela Contraf-CUT para acontecerem no próximo dia 25 de julho.


As manifestações devem incluir protestos contra o atual governo e suas práticas de ataques aos direitos dos trabalhadores e à democracia, apontando para o envolvimento de todos os benebeanos na busca de uma nova correlação de forças políticas no Congresso Nacional, nas próximas eleições, elegendo bancada forte e majoritária de parlamentares de esquerda para apoiar a volta do projeto de um Brasil popular, democrático e comprometido com os trabalhadores e os mais pobres.

LULA LIVRE!!!


2ª Rodada de Negociação com o BNB dentro da Campanha Nacional 2018, será dia 26/7, em Fortaleza


“O equilíbrio financeiro da CAMED é fundamental para sua sobrevivência, mas não pode ser obtido às custas de um maior comprometimento do salário dos trabalhadores.  A garantia da saúde deve ser um instrumento de política de desenvolvimento humano e isso fica claro quando os funcionários aos ingressarem no Banco são levados a se associarem à CAMED, quase que compulsoriamente. Se um dos pilares de sustentação da Caixa de Assistência são as contribuições dos associados, majorá-los até o limite da afixia das finanças dos trabalhadores pode resultar na incapacidade desses trabalhadores continuarem contribuindo, ensejando o que nenhum de nós quer: o fim da própria CAMED”
Tomaz de Aquino, diretor do Sindicato e coordenador da CNFBNB