Comissão Paritária do Caref do BNB define calendário eleitoral

57


Reunidos na terça-feira, dia 11/10, no Centro Administrativo do BNB, em Fortaleza, os membro da Comissão Paritária para eleição do Conselheiro de Administração do Banco, Representante dos Funcionários, concluiu mais uma etapa do processo que objetiva a participação de um funcionário no Caref do Banco.


A referida Comissão foi instalada em fevereiro deste ano, pelo Banco e entidades sindicais, em consequência de acordos coletivos firmados. O diretor do Sindicato dos Bancários do Ceará e funcionário do BNB, Pedro Moreira, integra a Comissão Paritária representando a Contraf-CUT.


Assimilados os reflexos da legislação e após o final da greve dos bancários de 31 dias, os trabalhos foram retomados e definidos os parâmetros e prazos necessários à conclusão dos trabalhos, previsto para encerramento no dia 20 de dezembro. Com o advento da Lei 13.303 de 30 de junho de 2016, os trabalhos haviam sido interrompidos para adequação das disposições adotadas até então.


Definido calendário – Na sexta-feira, dia 14/10 foram divulgados amplamente o Regulamento, o Edital e o Calendário Eleitoral. As inscrições de candidaturas serão de 17 a 20/10.  No dia 27/10 será feita divulgação da lista provisória das candidaturas. De 28 a 31/10 serão recebidos os pedidos de impugnação de candidaturas. E no dia 08 de novembro será divulgada a lista dos candidatos habilitados.  O período da campanha eleitoral – 1º turno, será de 9 a 16 de novembro. A votação do 1º turno será de 17 a 23 de novembro. No dia 23/11, será feito a divulgação preliminar do resultado do 1º turno. O resultado final do 1º turno será divulgado no dia 29/11.


Havendo 2º turno, a campanha eleitoral será no período de 30 de novembro a 7 de dezembro. A votação será de 8 a 14 de dezembro, com resultado preliminar sendo divulgado no dia 14/12. Em seguida, abre-se prazo para os pedidos de impugnação do resultado preliminar do 2º turno, comunicação das impugnações aos candidatos e período para defesa das impugnações dos resultados, no período de 15 a 19/12. Finalmente, dia 20 de dezembro será divulgado o resultado final do 2º turno.


“O Caref é uma conquista importante para a categoria. Embora com poder limitado, o diretor que vai nos representar no Conselho de Administração do BNB, representa um ganho real para os funcionários do Banco, principalmente neste momento que estamos vivendo. Esperamos que o conselheiro eleito seja uma pessoa que, ao nos representar, traga algo positivo para o funcionalismo”
Pedro Moreira, diretor do Sindicato, funcionário do BNB e representante da Contraf-CUT na Comissão Paritária para eleição do Caref