Confederação lança caderno especial para discussão nas conferências regionais

51

A Contraf-CUT divulgou semana passada um caderno especial com subsídios para a discussão nas conferências regionais, que está sendo enviado a todos os estados do País. Conforme definição do Comando Nacional dos Bancários, reunido no dia 20/5, o objetivo é auxiliar na preparação da 12ª Conferência Nacional dos Bancários, que aprovará a estratégia e a pauta de reivindicações da Campanha Nacional 2010.


As conferências regionais também serão subsidiadas pelos resultados das consultas aos bancários que foram encaminhadas para todos os sindicatos e federações. “Com esse processo de discussões em todas as bases sindicais, queremos ampliar a participação democrática da categoria na definição da campanha e buscar a unidade nacional dos bancários visando novas conquistas na campanha salarial”, afirma Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT.


O Comando definiu que os debates preparatórios e durante a Conferência Nacional serão realizados em torno de quatro grandes temas, os quais sempre abordarão simultaneamente todas as questões de igualdade de oportunidades envolvendo gênero, raça, opção sexual e pessoas com deficiência:

REMUNERAÇÃO – Esse debate envolve desde os conceitos sobre remuneração dos bancários – direta e indireta, fixa e variável – até os índices de reajuste que a categoria deve reivindicar na campanha deste ano.

EMPREGO – Além de conhecer o histórico sobre a evolução do emprego na categoria, aqui os bancários vão discutir como combater a terceirização, precarização, os correspondentes bancários e como criar novos postos de trabalho no sistema financeiro.

SAÚDE DO TRABALHADOR E SEGURANÇA BANCÁRIA – Como melhorar as condições de trabalho e acabar com as metas abusivas e o assédio moral, além de proteger os trabalhadores e clientes contra violência e assaltos, são alguns dos temas que serão debatidos nesse grupo.

SISTEMA FINANCEIRO – Esse tema envolve a discussão sobre o papel dos bancos públicos, a luta em sua defesa e contra as privatizações, a regulamentação do artigo 192 da Constituição (que trata do sistema financeiro), correspondente bancário e plataforma dos bancários para as eleições 2010.

Veja a programação das conferências em cada região:


Fetec – PR : 26 e 27 de junho


Fetrafi – RS: 26 de junho


Fetraf – MG: 18, 19 e 20 de junho


Feeb – RJ/ES: 17 de julho


Feeb – BA/SE : 09 e 10 de julho


Feeb – SP/MS: 13 e 14 de julho


Fetec – NE: 16 e 17 de julho


Fetec – SP: 17 de julho


Fetec – CN: 30 de junho e 1 de julho