Congresso debate rumos da previdência complementar no Brasil

56

Os rumos da previdência complementar no Brasil estarão em debate no 11º Congresso Nacional da Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão (Anapar). O evento será realizado no período de 29/4 a 1º/5, em Florianópolis (SC).


Os delegados do evento da Anapar, eleitos em plenárias regionais ocorridas em todo o País, estão encarregados de debater temas como investimentos nos fundos de pensão na atual conjuntura econômica, perspectivas do sistema de previdência complementar e impacto de demandas judiciais nos fundos de pensão. Também será discutida a competência do Poder Judiciário para julgar as ações dos participantes das entidades fechadas de previdência complementar.


Durante o Congresso, será instalada a assembleia anual da Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão, cujo objetivo é aprovar as contas da entidade, deliberar sobre o planejamento orçamentário para o ano de 2010 e sobre as diretrizes para o triênio 2010/2013, além de eleger os membros da diretoria executiva, conselho deliberativo e conselho fiscal da Anapar para os próximos três anos. Haverá ainda deliberações sobre a criação do plano Anaparprev-Previ e sobre a celebração de convênio com empresa operadora de plano de saúde, serviço que passará a ser oferecido aos associados da entidade.


Para os próximos anos, um dos principais desafios é a realização de uma ampla campanha por novos associados. Para isso, a Anapar deverá contar com a colaboração das associações, sindicatos e outras entidades da sociedade civil. Poderão filiar-se todos os participantes ou empregados de entidades de previdência complementar, ativos e assistidos, que, comprovando esta condição, solicitarem sua filiação à Anapar e forem aceitos, na forma do estatuto da entidade.