Congresso dos Funcionários do BNB aprova pauta com 57 reivindicações específicas

55


Cento e onze delegados inscritos no XX Congresso Nacional dos Funcionários do BNB aprovaram por maioria de votos pauta de reivindicações específicas a ser entregue à direção do Banco de acordo com agenda da campanha nacional dos bancários deste ano, a ser definida pela Contraf-CUT e Comando Nacional da categoria. O evento aconteceu nos dias 30 e 31/5, em João Pessoa (PB).


Da pauta constam 57 cláusulas abrangendo os temas Emprego e Remuneração; Banco Público; Saúde e Previdência e Organização e Mobilização. A democratização da gestão do BNB e da Camed e Capef e a prevalência da meritocracia no processo de concorrência para funções em comissão foram destacadas como importantes reivindicações a serem alcançadas.


Outros assuntos aprovados considerados prioritários foram a implantação do novo Plano de Cargos e Remuneração, a valorização do salário de ingresso do PCR com desdobramento em toda a curva salarial e o combate à terceirização e à extrapolação da jornada de trabalho. Isonomia entre novos e antigos funcionários e a reintegração de demitidos na gestão Byron Queiroz também foram confirmados na pauta específica de reivindicações.


Debate – Na abertura do evento foi realizado debate sobre conjuntura nacional e o papel do BNB. Pela primeira vez na história dos congressos de funcionários, o presidente do BNB esteve presente ouvindo reivindicações diretamente dos funcionários oriundos de bases sindicais onde o BNB atua.


Nelson Antônio de Souza teve a sua coragem e compromisso reconhecidos pela maioria dos delegados participantes que declararam enxergar no atual presidente do Banco um executivo com perfil técnico e visão política, capaz de dialogar com sinceridade e honestidade sobre os problemas enfrentados pela Instituição e seu corpo funcional.


Momento emocionante no Congresso foi a exibição de vídeo mostrando a resistência de um dos líderes do movimento contra a ditadura militar no Brasil.


O filme Jayme Miranda – Memórias de Sangue (o título da obra se refere ao avô do colega Thiago Miranda – diretor do Sindicato dos Bancários de Alagoas) foi exibido para mostrar às novas gerações o que foi o período de terror instalado há 50 anos pelos militares, através de um golpe, que perdurou até 1985, quando um civil voltou a ocupar a Presidência da República, iniciando o processo de redemocratização no País.


Confira as principais deliberações do Congresso dos Funcionários do BNB


• Democratização da gestão do BNB;


• Democratização das gestões de Camed e Capef;


• Prevalência da meritocracia nos processos de concorrência para funções em comissão;


• Implantação do novo Plano de Cargos e Remuneração (PCR);


• Valorização do salário de ingresso com desdobramento em toda a curva;


• Combate à terceirização;


• Combate à extrapolação da jornada de trabalho;


• Isonomia;


• Reintegração de demitidos irregularmente na gestão Byron



“Foi um encontro muito positivo em que debatemos temas importantes para o funcionalismo do BNB. Desses debates, construiremos a pauta de reivindicações específicas que será entregue à direção do Banco e, com a mobilização de todos, esperamos construir uma campanha nacional vitoriosa em 2014”
Tomaz de Aquino, diretor do Sindicato e coordenador da Comissão Nacional dos Funcionários do BNB