Congresso e Encontro sobre Fundos de Pensão reúnem dirigentes

70

A Associação Brasileira de Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp) realizou nos dias 7, 8 e 9/11, em Belo Horizonte (MG), o 28º Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão: Capitalismo Social e Crescimento – O Futuro é Agora, que abordou, entre outros temas, o tratamento das despesas administrativas em fundos de pensão; a previdência associativa no Brasil; as perspectivas da previdência complementar no serviço público; o papel dos fundos de pensão na formação da economia brasileira, e a destinação do superávit em planos de benefícios.


Foram realizados, ao todo, 20 painéis, além de conferências, plenárias e seminários que foram programados para o Congresso.

Encontro de Dirigentes Eleitos – A ANAPAR promoveu no dia 6/11, em Belo Horizonte (MG), o IV Encontro de Dirigentes Eleitos de Fundos de Pensão. Na pauta do evento, dois grandes temas: a sustentabilidade de planos de previdência, com ênfase na utilização de superávits a gestão de ativos no novo cenário econômico.


Foram feitos também debates sobre a sustentabilidade de Planos de Previdência, que vão desde a proposta de alteração de premissas atuariais para se ajustar ao novo cenário, passando pelas diversas propostas de utilização de superávits, que vão desde a suspensão de contribuições, a uma eventual “devolução” de recursos para as patrocinadoras.


A delegação do Ceará foi composta pelos dirigentes do Sindicato dos Bancários do Ceará, da AABNB e da Capef: Tomaz de Aquino, Robério Ximenes, Plauto Macedo, Lourival de Lima, Tarcílio Batista, Luiz Paulino, Miguel Nóbrega e Edson Braga.