Congresso Nacional e Encontro reúnem dirigentes da Anapar

81

Acontecem no Rio de Janeiro no final deste mês três eventos importantes da Associação dos Participantes de Fundos de Pensão – Anapar. No dia 27 será realizado o V Encontro de Dirigentes Eleitos. Dia 28 é a vez do IX Congresso Nacional e no dia 29, será realizada a Assembléia Geral Ordinária da entidade. O Sindicato dos Bancários do Ceará participará dos eventos com seis representantes.


A programação tem temas relevantes e merecem destaque os palestrantes. No Encontro de Dirigentes, haverá um painel sobre conjuntura com Adhemar Mineiro do Dieese e o prof. Nildo Ouriques, economista da UFSC. O perfil dos investimentos dos fundos de pensão e suas metas de rentabilidade serão apresentados por Ricardo Malavazi Martins e José Raphael de Oliveira, diretores financeiros da Petros e do Núcleos, respectivamente. A terceira mesa é sobre a sustentabilidade e os riscos em fundos de pensão e será apresentada por Wanderley José de Freitas e Everaldo Guedes de Azevedo França, diretores das consultorias Globalprev e PPS, que prestam serviços de aconselhamento de investimentos para fundos de pensão.

Programação – O Congresso Nacional dos Participantes terá uma palestra sobre as mudanças na legislação da previdência complementar, com José Ricardo Sasseron, que é presidente da Anapar e diretor de Seguridade da Previ e o deputado Ricardo Berzoini. Em seguida, uma exposição sobre as questões pendentes na regulamentação, com Ricardo Pana Pinheiro, da Secretaria de Previdência Complementar, Antônio Bráulio de Carvalho, diretor de Previdência da Anapar e Reginaldo José Camilo, presidente da Associação Brasileira das Entidades de Previdência Complementar – Abrapp. A terceira exposição é sobre a reforma da previdência, balanço do Fórum Nacional de Previdência Social, possíveis alterações e fator previdenciário, com Vagner Freitas Moraes, presidente da Contraf e secretário de Políticas Sociais da CUT e Helmut Schwarzer, secretário de Políticas e Previdência Social do Ministério da Previdência.


A pauta da Assembléia Geral inclui apresentação e avaliação do Balanço Anual, Contas e Relatório da Diretoria, Orçamento 2008 e deliberação sobre o Plano Anual de Atividades.