Conheça os veículos de informação que têm compromisso com o trabalhador

79

A sociedade brasileira vive hoje uma discussão sobre a mídia. Casos recentes como as eleições presidenciais de 2006 mostraram a tentativa frustrada da grande mídia de emplacar seu candidato e levaram a uma avaliação sobre o papel que a imprensa está desempenhando nas disputas de poder.


Nesse processo, os movimentos sociais tiveram um papel importantíssimo, denunciando a perseguição feita pela grande imprensa a tudo e todos que tenham ligações com ideais de esquerda.


Mas nem tudo está perdido na imprensa. Diversos veículos, novos e já consolidados, têm assumido a missão de mostrar o que a grande mídia procura esconder. São revistas, sites e blogs que praticam o bom jornalismo e sempre com um olhar que privilegia o desenvolvimento social e a diminuição da desigualdade social no País.


A Contraf-CUT e o Sindicato dos Bancários do Ceará, para participar desse debate, publicam essa lista de publicações da imprensa alternativa que consideramos fonte de informação segura e confiável:

Revista do Brasil – www.revistadobrasil.net

Criada em parceria com diversos sindicatos cutistas, a revista faz jornalismo de qualidade com o viés do trabalhador. Ela é distribuída por sindicatos para seus associados e já oferece a possibilidade de assinatura. Além disso, todo o conteúdo da revista fica disponível em seu site.

Revista Fórum – www.revistaforum.com.br

Inspirada no Fórum Social Mundial a revista trata de política, economia e cultura do Brasil e América Latina pela ótica da construção de um novo mundo. A publicação está nas bancas de todo o País. O site possui matérias exclusivas. Na edição deste mês, a matéria de capa traz uma pesquisa acadêmica que comprova o golpismo da revista Veja, além de uma entrevista com Luís Nassif.

Carta Capital – www.cartacapital.com.br

Única revista semanal a crescer em circulação de 2007 para 2008, a Carta Capital pratica jornalismo de qualidade a toda prova. É liderada por Mino Carta, um dos maiores nomes do jornalismo nacional. Ele mesmo mantém um blog no site da revista onde coloca diretamente suas opiniões: (blogdomino.blig.ig.com.br).

Caros Amigos – carosamigos.terra.com.br

Uma das principais publicações da imprensa alternativa do Brasil, a Caros Amigos traz artigos e reportagens profundos sobre temas atuais. A revista é facilmente encontrada em bancas de todo o País. Seu site possui conteúdos exclusivos.

Conversa Afiada – www.paulohenriqueamorim.com.br

O site mantido pelo jornalista Paulo Henrique Amorim teve seu contrato com o portal IG recentemente encerrado de forma abrupta e sem maiores explicações. Continua funcionando neste novo endereço e “com mais independência”, segundo o jornalista.

Luís Nassif – www.projetobr.com.br

O jornalista econômico mantém o site Projeto Brasil, onde discute os mais variados temas ligados ao desenvolvimento do País. As contribuições dos leitores são aproveitadas, aumentando a democracia do espaço. Um destaque é a série de reportagens sobre a revista Veja que Nassif tem feito, desmascarando a publicação.

Agência Carta Maior – www.agenciacartamaior.com.br

Também nascida do movimento que criou o Fórum Social Mundial, a Carta Maior reúne um excelente time de articulistas, com nomes como Emir Sader, Boaventura de Sousa Santos e Altamiro Borges.


Além, é lógico, do Portal do Mundo do Trabalho – www.cut.org.br