Contraf-CUT define orientações para 13ª Conferência Nacional dos Bancários

30

A Contraf-CUT divulgou na terça-feira, dia 7/6, as orientações gerais de participação para a 13ª Conferência Nacional dos Bancários, que acontece entre os dias 29 e 31 de julho, em São Paulo. São esperados 695 bancários, entre delegados e observadores. As federações devem buscar contemplar as cotas de gênero na eleição dos delegados.


Toda a estrutura da Conferência, sob responsabilidade da Contraf-CUT, está garantida. “Agora é fundamental que os militantes e dirigentes sindicais de todo o País façam o debate em suas regiões, baseados nos textos orientadores que serão divulgados em breve. Este é o momento de aprofundar o entendimento e a discussão dos temas. Toda a categoria está sendo chamada a se manifestar e apresentar suas reivindicações. A Conferência será a coroação de todos estes debates, já em andamento em todo o País”, afirma Marcel Barros, secretário-geral da Contraf-CUT.


Tendo em vista que a 13ª Conferência Nacional é um evento único, reunindo discussões sobre a conjuntura, discussões temáticas e estratégia da campanha, a Contraf-CUT encaminhará textos orientadores para fomentar os debates. Na pauta estão quatro temas principais: Emprego e Remuneração, Segurança Bancária, Saúde e Condições de Trabalho e Sistema Financeiro Nacional.


Os assuntos pautados devem ser abordados de forma transversal levando em consideração os seguintes tópicos: gênero, raça, orientação sexual e pessoas com deficiência.

CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO – Cada federação é responsável por organizar a sua Conferência Regional, que deve ocorrer, no máximo, até o dia 24/7. As conferências regionais deverão privilegiar os debates e remeter os assuntos polêmicos para deliberação na Conferência Nacional. Para ser delegado da Conferência Nacional é condição que tenha participado da Conferência Regional e que tenha sido eleito. Cada federação tem o direito a inscrever até 10% de observadores do total de delegados eleitos.

INSCRIÇÃO ELETRÔNICA – Em breve será disponibilizado link para inscrição eletrônica dos delegados e observadores. A organização da Conferência alerta para o fato de que a Federação deverá fazer uma distribuição proporcional dos delegados e observadores entre os grupos temáticos (G1 – Emprego e Remuneração; G2 – Segurança Bancária; G3 – Saúde e Condições de Trabalho; G4 – Sistema Financeiro Nacional). A organização da 13ª Conferência fará as adequações na distribuição dos delegados e observadores pelos grupos caso necessário.

ATENÇÃO AO CREDENCIAMENTO – O credenciamento acontece nos dias 29/7, das 14h às 18h, e 30 de julho, das 8h às 13h.

CRECHE – A organização da Conferência está preparando um esquema de creche, caso haja demanda. Será feito um levantamento preliminar de quantos filhos de delegados necessitam de creche e qual a idade das crianças. Serão aceitas somente as crianças com as seguintes condições: idade entre 1 e 7 anos e filhos de delegados credenciados. Os interessados pelo serviço devem comunicar seu interesse à Contraf-CUT até às 18h do dia 22/7, pelo email contrafcut@contrafcut.org.br. Caso a creche seja realmente montada, será enviado um questionário específico para os interessados.

ONDE ACONTECE – A Conferência acontece na Expo Center Norte, Rua José Bernardo Pinto, 333, Sala Cantareira, 2º andar, Vila Guilherme, São Paulo.