Contraf-CUT e COE debatem pontos da PDVE com o Bradesco

47


O Sindicato dos Bancários do Ceará convoca os funcionários do Bradesco para uma reunião na terça-feira, dia 25/7, às 19 horas, na sua sede (Rua 24 de Maio – 1289, Centro), para discutir o PDVE, anunciado propositalmente logo após a aprovação da reforma trabalhista. Venha debater com os nossos diretores esse desligamento anunciado pelo banco.

 


A Contraf-CUT e a COE do Bradesco se reuniram na quinta-feira (20/7) com o departamento de Recursos Humanos do Bradesco para registrar as posições do movimento e sanar dúvidas dos bancários sobre o Plano de Desligamento Voluntário Especial (PDVE), lançado pelo banco no dia 13/7, mesma data em que o presidente Temer sancionou a reforma trabalhista, que havia sido aprovada dois dias antes pelo Senado. No dia 19, a COE Bradesco esteve reunida para debater o PDVE e traçar os principais pontos a serem discutidos com o Bradesco.


Todos os aposentados ou em condições de se aposentar até o dia 31/8, tanto da rede de agências quanto dos departamentos podem aderir ao plano. Àqueles que são lotados em departamentos ou gerências regionais basta ter 10 anos ou mais de trabalho.


No entendimento do movimento sindical esse PDVE só está acontecendo porque o Brasil sofreu um golpe que visa atacar os direitos sociais e trabalhistas e que levou ao aprofundamento da crise econômica. Os sindicatos defendem os empregos, não as demissões, sejam elas em planos de demissão voluntária ou não e que os bancários não podem ser pressionados ou obrigados a aderir ao PDVE.


PRECARIZAÇÃO – Os sindicalistas deixaram claro para o banco a preocupação da categoria com a possibilidade de precarização do trabalho já que o banco abriu um processo de demissão voluntária que pode reduzir drasticamente seu quadro de funcionários, onde já se constata a falta de pessoal. Essa redução vai sobrecarregar ainda mais os funcionários que permanecerem trabalhando.


A Contraf-CUT e a COE cobraram ainda uma reunião com o banco para discutir as mudanças na legislação trabalhista. Os representantes dos trabalhadores solicitaram que seja concedido o direito de adesão ao PDVE aos bancários que foram demitidos ou pediram para sair dias antes do lançamento do plano e fazem parte do público-alvo. O Bradesco ficou de analisar a proposta. Outra informação adicional solicitada é com relação ao anunciado fechamento de agências no país. Os representantes dos trabalhadores querem saber quantas são no total, se são só as anunciadas e o que ocorrerá com esses funcionários das unidades fechadas.


TEMPO DA ADESÃO – A Contraf-CUT e os sindicatos não interferem na decisão individual de cada trabalhador. A adesão é voluntária. Apenas instrui que a adesão seja tomada com muito cuidado e que o funcionário leve em conta que, se decidir pela adesão, que faça isso após o dia 2 de agosto, para garantir o recebimento da PLR deste ano, conforme estipulado na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria. Após a adesão, o bancário terá até cinco dias para desistir.


Os trabalhadores solicitaram que o próprio banco emita um comunicado para o público elegível informando que quem aderir após dia 2/8 terá direito à PLR proporcional, assim como quem já aderiu pode desistir até 5 dias e aderir novamente até o dia 31 de agosto.


O plano de saúde será mantido por até 18 meses após a demissão ser efetivada aos funcionários que fizeram a adesão. Conforme previsto no regulamento do PDVE que pode ser acessado pela intranet do banco.