Contraf-CUT e Comissão Nacional dos Funcionários do BNB entregam pauta específica ao Banco

54


   


O Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT, assessorado pela Comissão Nacional dos Funcionários do BNB,  entregou a pauta de reivindicações específica à direção do Banco do Nordeste do Brasil e deu  inicio ao processo de negociação e já agendou a próxima reunião com o Banco para o dia 24/8, no Centro Administrativo do BNB, em Fortaleza.


A representação dos bancários questionou o nível de terceirização e a necessidade de contratação de mais funcionários no âmbito do BNB, bem como a situação de funcionários que se encontram aposentados, mas ainda na ativa e que estão em situação de fragilidade.  Para essa questão, o Banco informou que está em processo de análise no Ministério da Fazenda o PIA – Programa de Incentivo à Aposentadoria que irá contemplar os funcionários que se encontram nessa situação no Banco.


Outro avanço considerável, foi o fato do Banco sinalizar o aumento de 58% no número de agências, com abertura de 108 novas unidades até o final de 2013 e  convocação de concursados,  aumentando em 2.509 novos postos de trabalho e revertendo a terceirização, que é um dos grandes pontos de reivindicação do movimento sindical bancário.


O Comando Nacional destaca um ponto importante, que o Banco do Nordeste continue sendo signatário da Convenção Coletiva de Trabalho. A questão em debate é a proteção dos direitos dos bancários e que o acordo coletivo, a ser assinado entre a representação sindical e a direção do Banco do Nordeste, venha a dar maior respeito e proteção jurídica dos direitos, com efetiva assinatura do acordo assim que terminar a  negociação. “Esperamos que isso ocorra imediatamente ao fim das negociações porque isso traz instabilidade jurídica, política e mostra fragilidade da posição do BNB para assinar um acordo e depositar no Ministério do Trabalho”, disse Carlos Eduardo Bezerra, representando o Comando Nacional na mesa.


Segundo Carlos Eduardo, “é importante a mesa de negociação na contratação de direitos, que discuta tanto remuneração, como a  questão do emprego, saúde, igualdade de oportunidade e de  segurança . Essa negociação começa a mostrar uma resposta à categoria, já apresentando proposta. Essa é a dinâmica que a gente quer ver na mesa, mas ainda temos muito para avançar.


Para o representante da Fetrafi/NE, Ribamar Pacheco “a expectativa é que essa mesa específica do BNB dê vazão e esgote de forma célere as cláusulas desta minuta ora protolada, que significa uma extratificação dos anseios e desejos do corpo funcional deste importante Banco, que de forma democrática foi discutida e aprovada em seu XVIII Congresso”.


Na mesa, representando os trabalhadores, Carlos Eduardo Bezerra pelo Comando Nacional (Contraf-CUT); Ribamar Pacheco pela Fetrafi/NE; Alexandre Timóteo pelo Sindicato dos Bancários de Alagoas; Carmen Araújo pela Comissão Nacional dos Funcionários do BNB; e Pedro Moreira pelo Sindicato dos Bancários do Ceará. Pela direção do BNB, Paulo Sérgio Ferraro, presidente interino do Banco; Nelson Antonio de Souza, diretor de Administração e TI; Manoel Lucena, diretor de Controle e Risco; e Francisco Cavalcante, superintendente de Gestão de Pessoas e sua assessoria.