CONTRAF-CUT E SINDICATO APOIAM CHAPA 1 NA ELEIÇÃO PARA O CONSELHO DE USUÁRIOS

19


A Contraf-CUT e o Sindicato dos Bancários do Ceará apoiam a Chapa 1: Movimento pela Saúde nas eleições para o Conselho de Usuários do Saúde Caixa, marcada para acontecer entre os dias 3 e 7 de fevereiro. O processo é coordenado por uma Comissão Eleitoral composta por três representantes da Caixa e três representantes dos empregados.


A participação nesse processo eleitoral é especialmente importante. Vivemos num momento de ataques sistemáticos ao modelo de autogestão do Plano e de ameaças aos direitos e conquistas dos empregados. Temos que defender, por exemplo, a manutenção da forma de custeio nos moldes atuais e a garantia do Saúde Caixa para todos.


A Chapa 1 é composta pela secretária de Cultura da Contraf, Fabiana Uehara Proscholdt, Marilde Perin Zarpellon (Aposentada), Marcia Boiczuk Lacerda Krambeck (Aposentada), Zuleida Martins Rosa (Aposentada), Edmar Martins André (Em atividade), Ana Lucia Fontes de Farias Brito Soares (Aposentada), Francisco Carlos Pugliesi (Em atividade), Adeir José da Silva (Aposentado), Marcio Rogério Troya (Em atividade), Claudio José Teixeira Cerqueira (Em atividade). A Chapa 1 congrega o maior número de forças do movimento sindical e entidades associativas da Caixa que militam na defesa da Caixa e da Saúde dos empregados.


CONSELHO DE USUÁRIOS – O Conselho de Usuários foi criado em 2003 como instrumento de maior transparência e possibilidade de acompanhamento da gestão financeira e administrativa do plano de saúde dos empregados da Caixa. O fórum possui caráter consultivo e é composto de forma paritária por cinco membros titulares eleitos pelos participantes e por cinco indicados pela Caixa, além de seus respectivos suplentes. O mandato é de 36 meses.


A criação e composição paritária do conselho foi uma conquista da luta coletiva dos empregados da Caixa, por meio de suas entidades associativas e sindicais. De acordo com norma prevista em estatuto, as reuniões do Conselho de Usuários acontecem a cada três meses, com duração de 7 horas.