Contraf-CUT e Sindicatos exigem respeito do BNB à mesa de negociação e repudiam reajuste nas contribuições da Camed

76


Os representantes dos funcionários na mesa de negociação se sentiram desrespeitados por não terem sido chamados para debate sobre os reajustes das contribuições da Camed anunciado recentemente com o aval da diretoria do Banco. As alterações no custeio dos planos natural e família foram implantadas de forma unilateral. “Os trabalhadores, através dos seus Sindicatos, não tiveram a oportunidade nem de dizer que eram contrários e que tinham propostas alternativas, a exemplo do aumento para 3% da folha salarial da contribuição por parte do patrocinador, sem aumento por parte dos trabalhadores”, disse Tomaz de Aquino, coordenador da Comissão Nacional dos Funcionários do BNB.


Carlos Souza, vice-presidente da Contraf-CUT, informou que a entidade buscará esclarecimentos junto à Agência Nacional de Saúde, visando coibir o aumento abusivo anunciado pela Camed. O presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará, Carlos Eduardo Bezerra, informa que consultará o Jurídico do Sindicato ação na esfera do direito do consumidor para questionar a decisão da Camed, respaldada pela diretoria do BNB.


Carlos Souza mostrou-se indignado pelo fato de a mesa de negociação permanente, iniciada no dia 19/12, ter que ser suspensa devido a Contraf-CUT, Fetrafi/NE e Sindicatos se sentirem desrespeitados pelo Banco, em face da ausência do diretor Administrativo da Instituição, contrariando o que havia sido acordado entre as partes.


Para dar continuidade à negociação, a Contraf-CUT e os Sindicatos vão encaminhar à presidência do Banco ofício propondo calendário para discussão de temas relevantes para a categoria. Pela proposta das entidades sindicais dias 15, 16 e 17 de janeiro/2014, serão reservados para discutir PCR e Plano de Funções. Já os dias 21, 22 e 23 de janeiro/2014, serão agendados para debater Saúde e Terceirização. Contraf-CUT e Sindicatos cobrarão uma resposta do Banco.


Mesa específica – Sobre as mudanças na Camed impostas pelo BNB de forma unilateral, os dirigentes sindicais afirmam que o Banco procurou a solução mais fácil cortando na carne dos mais fracos, que são os trabalhadores, que já estão penalizados com o plano. Os representantes sindicais dos funcionários repudiam o fato de terem conhecimento das majorações através dos veículos do Banco e não na mesa de negociação, onde está assegurado o debate sobre a questão saúde do trabalhador.


A Contraf, Federação e Sindicatos investem no canal do diálogo. “Somos defensores da mesa permanente de negociação por entender que é um espaço importante para os dois lados – empresa e trabalhadores, manifestarem suas posições.  É muito ruim perceber a falta de prioridade, falta de respeito a essa mesa e uma tentativa de engessar as discussões com burocracia.  Cobramos postura do Banco de valorização da mesa permanente de negociação, como os outros bancos públicos e privados respeitam esse mecanismo. Se for necessário iremos cobrar, inclusive, dos órgãos do Governo”, finalizou Carlos Souza.