Contraf-CUT entrega a minuta de reivindicações da campanha salarial

78

A solenidade de entrega da minuta de reivindicações dos trabalhadores em empresas de crédito, financiamento e investimento à Fenacrefi, entidade patronal do setor foi realizada na última terça-feira, dia 10/6. O ato marcou o início da campanha salarial dos financiários.


As empresas ratificaram a manutenção da database do setor em 1º/6. Ficou definida a realização de nova negociação, com data indicativa em dia 25/6, quando serão acertados o calendário e a dinâmica do processo negocial, constantes do pré-acordo de negociação entregue às empresas juntamente com a minuta. A próxima negociação deve acontecer na sede da Contraf-CUT, em São Paulo.


Entre as reivindicações, destacam-se a demanda por abrangência e extensão da Convenção, que determina que ela seja aplicada em todo o País para todos os trabalhadores do setor (financiários e registrados como promotores de vendas). O chamado G7 das financeiras – que reúne Finasa (Bradesco), Aymoré Financiamentos (Real/ABN), Taií (Itaú), Losango (HSBC), Fininvest (Unibanco), Olé (Santander) e BV Financeira (Votorantim) – concentra cerca de 85% dos resultados do setor, com marcada presença dos grandes bancos nacionais. Os sindicatos devem se preparar para uma campanha dos financiários forte, com uma dinâmica diferente e caráter nacional. É importante ir para as ruas e conseguir uma forte mobilização.


Entre as cláusulas econômicas, estão a recomposição salarial da inflação medida pelo ICV Diesse e aumento real dos salários. Além disso, é reivindicada uma PLR (participação nos lucros e resultados) nos mesmos moldes da reivindicada pelo bancários.