Contraf-CUT faz planejamento de formação para 2007

91

A Contraf-CUT realizou no fim de novembro uma oficina sobre a estratégia da área de formação para 2007. Participaram da oficina secretários de Formação Sindical de federações e sindicatos de bancários. O Coletivo de Formação tem um caráter consultivo e de formulação de políticas na área, para subsidiar a direção da Contraf-CUT.

Estiveram presentes no evento o secretário de Formação do SEEB/CE, Leirton Leite, e o de Formação da Fetec/NE, Telmo Nunes. Para Leirton, “com projetos inovadores como o Teleduc (ensino e formação à distância), a Secretaria de Formação da Contraf/CUT pode contribuir ainda mais com a reflexão acerca da consciência de classe e da unidade na luta, qualificando os bancários para a organização e a ação sindical necessárias às conquistas dos nossos objetivos através da formação política continuada”.

Telmo acredita que “essa organização se coloca de forma essencial para os novos rumos do sindicalismo nacional, porque somente através da formação dos dirigentes sindicais, poderemos ter uma atuação mais forte e mais objetiva no movimento”.

Uma das inovações para 2007 será o teste de um projeto de atividades educativas, ensino e formação à distância por computador. O Coletivo da Contraf-CUT também discutiu a participação dos representantes do ramo financeiro na 3ª Conferência da Política Nacional de Formação da CUT.

Durante a oficina, a Contraf-CUT exibiu o documentário “Por dentro do Sistema”, produzido pela Confederação. Com 18 minutos de duração, o DVD é voltado para formação sindical e será reproduzido e enviado para cada sindicato filiado.

Conferência – A Contraf organiza, de 13 a 16/12, a Conferência Nacional de Formação em São Paulo. A diretora do Sindicato dos Bancários do Ceará, Lúcia Silveira, representará a CUT-CE no evento.