Contraf-CUT lança caderno de subsídios para conferências regionais

48

A Contraf-CUT editou um caderno com textos de subsídios com o objetivo de contribuir para o aprofundamento e enriquecimento do debate com os bancários nas conferências regionais preparatórias à 13ª Conferência Nacional dos Bancários, que será realizada entre 29 e 31 de julho, em São Paulo. O caderno está disponível na seção download do site da Contraf-CUT.


Na primeira parte do caderno, há um texto sobre Emprego Decente, adaptado do conceito de Trabalho Decente da Organização Internacional do Trabalho (OIT) que a CUT Nacional adotou como uma das estratégias de luta dos trabalhadores brasileiros para 2011. A CUT está realizando uma série de oficinas regionais para aprofundar a discussão sobre o tema, em preparação à I Conferência Nacional de Trabalho Decente, marcada para maio de 2012. Os textos da segunda parte referem-se aos quatro grandes temas para a Conferência definidos pelo Comando Nacional dos Bancários na reunião realizada em São Paulo no dia 31 de maio:


● Emprego e remuneração


● Saúde do trabalhador e condições de trabalho


● Segurança bancária


● Sistema Financeiro Nacional


Esses temas devem ser abordados de forma transversal, levando em consideração em todos eles as questões de gênero, raça, orientação sexual e pessoas com deficiência. A Conferência Nacional, maior e mais importante fórum nacional de deliberações da categoria, que definirá a pauta de reivindicações da Campanha Nacional dos Bancários de 2011, está sendo precedido de consultas com a categoria, de conferências regionais e dos congressos nacionais dos bancos públicos federais.


“Como nos anos anteriores, queremos construir um amplo processo democrático de participação dos bancários, de bancos públicos e privados, para que tenhamos uma grande mobilização que resulte numa campanha vitoriosa, com novas conquistas para os trabalhadores”, afirma Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT e coordenador do Comando Nacional.

O calendário definido pelo Comando:
2 e 3 de julho – Congresso do Banco da Amazônia
9 e 10 de julho – Congressos do Banco do Brasil, da Caixa e do BNB
Até 24 de julho – Conferências regionais
29, 30 e 31 de julho – 13ª Conferência Nacional dos Bancários.

ORIENTAÇÕES PARA A 13ª CONFERÊNCIA NACIONAL – Participarão da 13ª Conferência Nacional 695 bancários, entre delegados eleitos nas conferências regionais e observadores. A Contraf-CUT orienta as federações a buscarem contemplar as cotas de gênero na eleição dos delegados.


Cada federação é responsável por organizar a sua conferência regional, que deve ocorrer, no máximo, até o dia 24 de julho. As conferências regionais deverão privilegiar os debates e remeter os assuntos polêmicos para deliberação na Conferência Nacional. Para ser delegado da Conferência Nacional é condição que tenha participado da conferência regional e que tenha sido eleito. Cada federação tem o direito a inscrever até 10% de observadores do total de delegados eleitos.