Contraf-CUT negocia desdobramentos de conquistas de 2010

50

A Contraf-CUT retomou, no dia 11/11, em Brasília, a negociação da mesa permanente com a Caixa, definindo com os representantes da Caixa encaminhamentos para a concretização de importantes conquistas do acordo firmado na Campanha 2010. Foram debatidos os termos finais da metodologia para a promoção por mérito relativa a 2010 e houve acertos para a constituição do grupo de trabalho (GT) que tratará do Sistema de Ponto Eletrônico (Sipon), assim como do GT Saúde, da Comissão para Solução de Conflitos e da Comissão de Conciliação Voluntária, esta última concebida como instrumento para a quitação do tíquete-alimentação para os aposentados, mas que poderá evoluir para o tratamento de outras questões.


Outro tema importante foi a definição dos procedimentos relativos à devolução dos valores descontados das greves de 2007 e 2008. A devolução será feita mediante manifestação de interesse por parte do sindicato, em nome de sua respectiva base. Se houve ação judicial em tramitação, o protocolo implicará na extinção da mesma. A devolução dos valores atualizados monetariamente aos empregados ocorrerá em no máximo três meses após homologação em juízo.


Em relação à metodologia para as promoções por mérito do ano de 2010, foram feitos os ajustes na proposta produzida pela comissão paritária que tratou do assunto e houve entre as partes o compromisso de divulgar a redação final do documento até o final deste mês. No acordo firmado na campanha salarial, a Caixa comprometeu-se com o pagamento da promoção de 2010 até março do ano que vem, retroativa a 1º de janeiro de 2011. De acordo com o negociado com a comissão, todos os empregados que obtiverem no mínimo média 8 na avaliação receberão pelo menos um delta. O grupo de trabalho que tratará do Sipon será instalado ainda este ano.


A Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa) colocou também em discussão o afastamento da função de quem estava na condição de substituto e aderiu à greve e também a suspensão do pagamento do vale-transporte de quem não compareceu ao trabalho durante a paralisação. Outro protesto registrado foi em relação à recusa da empresa em conceder o complemento de R$ 39,00 também aos empregados que estão fora da Estrutura Salarial Unificada (ESU), caso dos bancários que optaram por permanecer no plano de benefícios REG/Replan não-saldado da Funcef e, por conseqüência, foram impedidos de aderir à tabela do novo PCS.


O representante da Fetec/NE e diretor do Sindicato dos Bancários do Ceará, Marcos Saraiva, considerou que a reunião teve um bom rendimento. “A avaliação da mesa na primeira negociação, após a Campanha Salarial, é positiva. Precisamos evoluir principalmente na questão dos itens da promoção por merecimento para atingir a todos os empregados e na discriminação praticada pela direção da Caixa contra os empregados que optaram pelo não saldamento do Reg/Replan da Funcef”, avaliou.