Contraf-CUT realiza este mês os Congressos Nacionais dos bancários da Caixa, do Banco do Brasil e do BNB

68


A Contraf-CUT realiza o 29º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef) e o 24º Congresso Nacional dos Funcionários do BB nos dias 17, 18 e 19 deste mês, no Hotel Holiday Inn, em São Paulo.  Os dois encontros contam com apoio da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil  e  da Comissão Executiva dos Empregados (CEE-Caixa), e irão definir as pautas de negociação permanente com os dois bancos, dentro da Campanha Nacional 2013.


Já o XIX Congresso  Nacional dos Funcionários do BNB acontecerá em Teresina (PI), nos dias 24 e 25 deste mês, promovido pela Contraf-CUT  assessorada pela Comissão Nacional dos Funcionários do BNB (CNFBNB). O evento também irá definir a pauta específica de reivindicações dos funcionários do BNB na Campanha Salarial de 2013.


Confira as principais reivindicações dos bancos:


BANCO DO BRASIL

Os funcionários do BB irão debater quatro grandes temas:

1. Remuneração e condições de trabalho: Carreira: piso, plano de funções, ascensão profissional; jornada de trabalho nas funções comissionadas e metas e remuneração variável.

2. Saúde e Previdência: Cassi; Previ; Plano odontológico; Fusesc; Economus e Segurança Bancária.

3. Organização do Movimento: Formas de mobilização; Delegados sindicais e OLT; Conselho de Usuá-rios da Cassi e Representante no Conselho de Administração do BB.

4. Banco do Brasil e o Sistema Financeiro Nacional (SFN): BB e o crédito; Metas de produtos financeiros; Terceirização e Correspondentes Bancários e Internacionalização.


CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

Os empregados da Caixa debaterão pelo menos 15 temas:

1) Organização do Movimento; 2) Papel Social da Caixa; 3) Saúde do Trabalhador/Condições de Trabalho; 4) Condições de funcionamento das Unidades; 5) Saúde Caixa; 6) Funcef; 7) Aposentados; 8) Segurança Bancária; 9) Representação dos Trabalhadores no Conselho de Administração da Caixa; 10) Jornada; 11) Sipon; 12) Isonomia; 13) Carreira; 14) Terceirização; 15) Contratação.


BANCO DO NORDESTE DO BRASIL

A pauta do Congresso terá quatro eixos:

1) Remuneração e jornada (Revisão do PCR, Ponto eletrônico, Plano de Funções, Passivos Trabalhistas);

2) Saúde e Previdência (Custeio CAMED, Assédio Moral, Aposentados, INSS e Capef, revisão Plano BD da Capef);

3) BNB e Sistema Financeiro (Isonomia, Terceirização, Concursados, Gestão, Papel do BNB enquanto Banco Público, Regulamentação do Sistema Financeiro);

4) Organização do movimento.