Contraf-CUT retoma negociação com Caixa na quarta, 17/4

58


A Contraf-CUT, federações e sindicatos retomam na quarta-feira (17/4), às 14h30, a negociação da mesa permanente com a Caixa Econômica Federal, em Brasília. Os representantes dos empregados vão debater pendências do acordo aditivo da Caixa à convenção coletiva de trabalho 2012/2013.


Uma delas refere-se às condições de trabalho dos tesoureiros. A Caixa deveria ter apresentado até o dia 31/3 deste ano um plano de ação para solucionar os problemas de condições de trabalho dos tesoureiros.


Outro ponto da pauta será a questão do descomissionamento. Na negociação permamente, realizada em fevereiro, foi entregue um documento à Caixa com as propostas dos empregados para definição de regras de descomissionamento. Hoje quem determina unilateralmente o descomissionamento é o gestor sem qualquer critério, o que deixa o bancário em uma situação de completa vulnerabilidade. Conforme o acordo aditivo da Caixa, o prazo para o banco apresentar uma proposta encerrou-se no dia 31/3.


Login único – Os dirigentes sindicais também vão cobrar da Caixa informações sobre o andamento da implantação do login único. Fruto da mobilização dos trabalhadores na Campanha Nacional de 2012, a ferramenta de trabalho começou a ser implantada nos edifícios Matriz I e II, na Filial e nas superintendências regionais.


As entidades sindicais defendem agilidade da Caixa na implantação do login único também para os empregados das agências. A orientação é para que os trabalhadores acompanhem esse processo cuidadosamente e, se necessário, denunciem aos sindicatos qualquer problema no novo sistema.