Contraf e Sindicatos retomam negociação com a direção do BNB

67


No próximo dia 1º de novembro ocorrerá mais uma mesa de negociação entre a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e a Diretoria Administrativa do Banco do Nordeste do Brasil S.A. (BNB).


A reunião tem como principal objetivo buscar o fechamento do Acordo de Ponto Eletrônico para o período 2017/2018, uma vez que a vigência do atual contrato expira em 29 de novembro deste ano.


O grupo de trabalho do Ponto Eletrônico constituído pela Contraf e BNB com o objetivo de analisar as sugestões encaminhadas aos sindicatos pelo funcionalismo sobre o assunto esteve reunido dia 26 de outubro último e construiu alguns consensos visando a melhoria e ajustes no controle da jornada e operacionalização do sistema.


“Com a nova lei trabalhista passando a vigorar a partir de 11 de novembro próximo é possível que algumas demandas do funcionário até então obstadas por lei possam vir a ser atendidas, mas mesmo assim com ressalvas à saúde e aos direitos dos trabalhadores”, afirma Tomaz de Aquino, coordenador da Comissão Nacional dos Funcionários do BNB (CNFBNB) e diretor do SEEB/CE.


DEFESA DO BNB – A defesa do Banco do Nordeste do Brasil enquanto banco de desenvolvimento indispensável à economia regional estará em pauta também na mesa de negociação. Esse tema remete a diversos outros que estão anunciados ou em curso no BNB.


A redução do emprego pela diminuição da dotação autorizada de funcionários e o fechamento de unidades operadoras com a extinção de funções comissionadas, possíveis transferências e até demissões preocupam os Sindicatos dos Bancários que compõem a Comissão Nacional dos Funcionários do BNB.


“Na reunião estaremos cobrando da direção do Banco posicionamentos mais claros sobre o novo modelo de agências e suas repercussões na vida funcional e nas ações institucionais de responsabilidade do BNB”
Tomaz de Aquino, direto do SEEB/CE e coordenador da CNFBNB