Convenções da OIT são temas de debate

77

Na próxima quinta-feira, dia 10/7, o Sindicato dos Bancários do Ceará realiza uma nova reunião do grupo de estudos sócio-políticos. O evento acontece a partir das 19h, na sede do Sindicato (Rua 24 de Maio, 1289 – Centro) e tem como temática “A Organização Sindical e as Convenções da OIT”, com o assessor jurídico da entidade, Carlos Chagas.


Serão abordadas as convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT) relativas à liberdade sindical e a organização do movimento sindical. Serão abordadas ainda a importância da OIT para os trabalhadores e o papel da Organização no mundo do trabalho.


A Convenção 87, uma das que serão discutidas no debate, trata da liberdade sindical e norteia o direito sindical e a total liberdade do trabalhador se organizar em sindicatos. Já a Convenção 98 protege a participação do trabalhador nas atividades sindicais, atentando que o mesmo não pode ser vítima de represálias por isso. A Convenção 141 trata da organização dos trabalhadores rurais.


“É muito importante que o trabalhador conheça o que diz as Convenções da OIT para que ele possa ter um papel mais representativo e conscientizador dentro do seu ambiente de trabalho. Aguardamos a presença de todos para que possamos fortalecer esse debate”, afirmou o secretário de Formação Leirton Leite.