Cuidado com sua saúde ao fazer refeição fora de casa

72

A rotina de trabalho pode ser dura e cansativa. Aos que comem fora de casa, um aviso: sua dieta pode provocar problemas de saúde. A nutricionista e professora da UECE, Iramaia Bruno, alerta para os perigos de uma dieta desequilibrada. Além da obesidade, uma dieta não balanceada pode provocar avitaminose, carência de vitaminas, entre outros problemas. A professora ressalta o cuidado que se deve ter no preparo da comida.


Ela informa que alguns locais têm o selo Sebrae, que reconhece a capacidade dos manipuladores.


Além disso, o trabalhador deve estar atento à qualidade. “Deve-se fazer um prato colorido com tomate, alfaces, cenoura e beterraba. Alimentos “molhados” (sopas, massas com molhos) acabam tornando-se um meio favorável à proliferação de microorganismos, pois possuem nutrientes para estes seres – molho branco é o principal vilão. Alimentos secos contêm menos riscos”. A professora atenta para o risco de alimentos com ovos. Estes podem trazer uma bactéria que provoca infecção intestinal. Nas confeitarias, alimentos que levam clara crua devem ser evitados. Por não serem aquecidos, apresentam risco maior. Glacê e confeite de bolos são preparados com clara crua.


A nutricionista recomenda que, ao fazer seu prato, o consumidor deve dividi-lo em duas partes. Num lado, devem estar saladas cruas. No outro, devem encontrar-se: uma porção para o arroz, outra para o feijão e a terceira para peixe, frango ou carne vermelha. Como sobremesa, ingira frutas.


O período que compreende a digestão é marcado por uma sonolência. Iramaia explica que isto ocorre porque o corpo trabalha concentrado na digestão. Por conta disso, o cérebro fica com nível de glicose baixo, o que explica a sonolência.


Uma refeição “pesada”, rica em gorduras, demora até 6h para ser metabolizada, compromete o trabalho e ocasiona maiores chances de se cometer erros. O almoço mais leve promove uma produtividade maior.


Para os que se alimentam fora de casa, Iramaia Bruno aconselha: “fique atento à higiene do local. Não é por que se está com muita fome que você pode colocar muito alimento. Coma devagar. Dê uma pausa de 20 a 30 minutos para ingerir líquido após a refeição. Isso são conselhos que você deve anotar”.