Cultura e lazer na Praça

58


A mais antiga Praça de Fortaleza (remonta ao ano de 1864), o Passeio Público, é um dos equipamentos culturais mais simbólicos para a cidade e integra a política municipal de requalificação dos espaços públicos. Depois de tombado e recuperado, o Passeio Público foi reaberto à visitação em 2007 como um espaço democrático de lazer, cultura e arte.


A partir disso, a prefeitura promove ações culturais no intuito de atrair os fortalezenses para a praça. Diariamente, às 9h, 11h, 14h e 16h, guias turísticos estão disponíveis no local para acompanhar visitantes e alunos de escolas públicas e privadas para contar a história do Passeio Público de forma interativa.


O projeto Sol Maior leva grandes solistas cearenses ao Passeio. Para encerrar o dia em grande estilo, as quintas e sextas-feiras, acordeonistas se apresentam a partir das 17h30 saudando o pôr-do-sol. Aos sábados, a partir das 12h, a música instrumental embala a hora do almoço, que tem como prato principal a já tradicional feijoada – oferecida pelo cardápio do Quiosque, localizado entre a paisagem arborizada.


Aberto diariamente a partir de 8h, o Quiosque funciona também como café, trazendo no cardápio lanches diversos, incluindo comidas típicas como tapioca e cuscuz. Durante o dia, a praça é protegida pela Guarda Municipal. À noite, conta com segurança privada. O Passeio oferece ainda acesso gratuito à internet Wi-Fi.


Serviço:

Passeio Público – Rua Dr. João Moreira, s/n, ao lado da Santa Casa de Misericórdia – Centro.

Aberto ao público, todos os dias, das 8h às 21h.