CUT/CE define em plenária mobilizações para o 1º de Maio

49

A Central Única dos Trabalhadores do Ceará realizou plenária deliberativa, no dia 30/3, para a mobilização do 1º de Maio de 2010. Participaram da reunião dirigentes dos sindicatos da Capital e Interior ligados à CUT.


Na plenária, foi apresentado o eixo principal da mobilização do Dia do Trabalho, a PEC (Projeto de Emenda Constitucional) da redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais. O evento do 1º de Maio promovido pela CUT será realizado na Praça do Ferreira e contará com atrações musicais. Logo após uma breve contextualização de como está o andamento da PEC, foi aberto o debate para que os dirigentes sindicais para sugestões de eixos locais da mobilização.


Dentre os eixos locais, os dirigentes sugeriram as campanhas salariais dos sindicatos, as terceirizações, os pisos salariais das diversas categorias, precarização do trabalho e a violência contra a mulher. Com base nesses eixos, a CUT e os sindicatos realizarão ações referentes aos temas.


Ficou definida uma segunda plenária que definirá o calendário de mobilização. A reunião vai ocorrer no dia 6/4, às 8h30, na sede da CUT do Ceará, localizada na rua Sólon Pinheiro, 915, José Bonifácio.


Wil Pereira, secretário de finanças da CUT, avaliou como positiva a plenária. “Para nós foi extremamente positiva a presença dos sindicatos nessa plenária em que a gente discute o 1º de Maio de 2010”. Pereira espera que na próxima plenária já sejam definidas o calendário de ação. “Com esse calendário, se dará uma grande mobilização pela cidade de Fortaleza, pelo interior do Estado e pela Região Metropolitana, haja vista que estaremos visitando os terminais de ônibus, diversas fábricas, escolas e convocando toda classe trabalhadora”.