CUT-CE entrega dia 15/3 água arrecadada na Campanha de Solidariedade ao Haiti

60

Cerca de 12 mil litros de água foram arrecadados na primeira fase da Campanha de Solidariedade Sindical ao Haiti, realizada no Estado pela Central Única dos Trabalhadores do Ceará (CUT-CE). Os sindicatos filiados se solidarizaram com a situação caótica ainda hoje vivenciada pela população haitiana, após o terremoto ocorrido no mês de janeiro. As doações serão oficialmente entregues para a Cruz Vermelha nesta segunda-feira, dia 15/3, na sede da CUT-CE (Rua Sólon Pinheiro, 915), às 15h.


Quase dois meses após o terremoto, mais de 1 milhão de pessoas permanecem desalojadas e o País continua dependendo de ajuda internacional. “É preciso lembrar sempre que a situação atual no Haiti não é uma fatalidade. É fruto da exploração histórica das grandes potências. É resultado das precárias condições de infraestrutura e das habitações, com desemprego que alcançava 60% dos trabalhadores. Temos que nos solidarizar e denunciar o que levou a essa situação”, destaca o presidente da CUT-CE, Jerônimo do Nascimento.


Jerônimo enfatiza que a CUT defende a anulação imediata da dívida externa do Haiti pelos países credores e pela devolução total da indenização paga à França pelo Haiti quando da sua emancipação. Ele reforça que a CUT é a favor da soberania do povo haitiano e da autodeterminação dos povos e defende que o papel das forças armadas do Brasil em missão no País seja invertido. Segundo ele, o momento pede que as forças armadas usem toda a sua estrutura, tecnologia e experiência para apoiar a reconstrução do Haiti.


Além das muitas doações individuais feitas pelos filiados à CUT, o Sindicato dos Bancários do Ceará doou à campanha 1.600 litros de água potável. O Sindicato dos Comerciários, a Federação dos Trabalhadores no Comércio e Serviço do Estado (Fetrace), Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos e Similares (Sintect-Ce), Sindicato dos Metalúrgicos (Sindmetal) e CUT-CE doaram mil litros de água cada; e o Sindicato dos Têxteis doou cerca de 500 litros.