CUT-CE promoverá show do cantor Zé Ramalho na Praça do Ferreira

73

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) do Ceará realizará a principal comemoração do Dia do Trabalhador, no dia 1º de maio (quinta-feira), na Praça do Ferreira, onde haverá um grande show com o cantor Zé Rama-lho e um ato político. A comemoração reforçará a importância do abaixo-assinado da campanha reivindicando a aprovação pelo Congresso do projeto que determina a redução da jornada de trabalho de 44 horas para 40 horas semanais, sem redução de salários.


“Convocamos a população a lutar junto conosco, pois além de gerar mais empregos, a redução da jornada oferecerá melhor qualidade de vida aos trabalhadores”, disse o presidente da CUT-CE, Francisco Jerônimo do Nascimento.


A campanha pela Redução de Jornada Sem Redução de Salário e pela ratificação das convenções 151 e 158 da OIT serão os temas do 1º de maio da Central Única dos Trabalhadores (CUT), este ano.


Lançada no início de janeiro, a campanha pela redução da jornada tem como objetivo colher 5 milhões de assinaturas para aprovar a Proposta de Emenda Constitucional 393, que reduzirá a jornada oficial de 44 para 40 horas semanais. A PEC será entregue no Congresso no próximo dia 28/5, quando as Centrais realizarão atos em todo o País.


A Convenção 158 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), por sua vez, já está no Congresso Nacional e agora as Centrais pressionam para que os parlamentares a ratifiquem. A 158 cria barreiras contra a demissão imotivada, elencando motivos que constituem causa injustificada para o término da relação de trabalho, como filiação sindical, raça, cor, sexo, estado civil, responsabilidades familiares, gravidez, religião, opiniões políticas e origem social.