CUT defende emprego e renda do trabalhador

56

A Central Única dos Trabalhadores no Ceará (CUT/CE) mantendo a tradição anual, realizará no dia 1º de Maio um mega evento para comemorar o Dia Internacional do Trabalhador e espera reunir em Fortaleza milhares de pessoas na Praça do Ferreira. A comemoração, prevista para acontecer a partir das 15 horas, irá contar com shows musicais com o cantor Moraes Moreira, além de atrações locais e terá a participação de representantes dos sindicatos e federações filiados à CUT e representantes dos movimentos sociais e populares.


Segundo o presidente da CUT/CE, Jerônimo do Nascimento, em meio a um cenário de crise econômica mundial, a CUT está defendendo o fim das dispensas imotivadas, através da ratificação das Convenções 151 e 158 da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Caso aprovada pelo Congresso Nacional, a ratificação poderia garantir aos trabalhadores no Ceará o fim das demissões sem justa causa, auxiliando a aceleração da economia e abrir as negociações no setor público. Outra reivindicação da entidade é o corte das taxas de juros, que teria como conseqüência o direcionamento dos recursos.


De acordo com Jerônimo, entre as bandeiras de lutas a serem apresentadas neste 1º de Maio estão ainda a redução da jornada de trabalho sem redução de salário, a reforma agrária e urbana, e o fortalecimento da agricultura familiar, com investimentos em áreas sociais e a valorização dos serviços e dos servidores públicos.


“O nosso objetivo é realizar uma grande manifestação em defesa do emprego e da renda dos trabalhadores, levantando as bandeiras do desenvolvimento, da justiça e da solidariedade, contra os que transformaram a economia do planeta em um gigantesco cassino financeiro”, destacou o presidente da CUT/CE.