CUT oferece vagas em mestrado para entidades

107

Estão abertas as inscrições para a terceira turma do curso do Programa de Mestrado em Políticas Trabalhistas e Globalização (Labour Policies and Globalisation). A informação é da Secretaria Nacional de Formação da CUT (SNF). Podem participar todas as entidades nacionais ligadas à central.

O Programa faz parte do Projeto Universidade Global, organizado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e é financiado pelo governo da Alemanha, contando com a participação de Universidades e organizações sindicais de diversos países em cinco regiões do mundo – Europa, Ásia, América Latina, África e Canadá. Na América Latina, apenas a CUT participa como Central Sindical.

A CUT realizará reunião com suas Confederações e Federações Nacionais de Trabalhadores para definir os procedimentos para apresentação de candidaturas ao programa de mestrado. As candidaturas apresentadas pela SNF/CUT concorrem a 3 vagas do total de aproximadamente 25 pessoas. Dois dos escolhidos receberão bolsa de estudos integral e o terceiro terá direito a bolsa parcial. Três pessoas indicadas pela CUT (duas mulheres e um homem) participaram dos cursos na primeira turma. Atualmente, uma companheira cutista está participando da segunda turma.

Os candidatos e candidatas devem possuir ensino superior completo, inglês fluente (todo o curso será ministrado em inglês), disponibilidade para permanecer um ano na Alemanha e comprovada experiência no movimento sindical, além de outros requisitos. Caso os candidatos/as não tenham ensino superior completo, um instituto de pesquisa ou universidade deverá certificar suas habilidades para ingressar no Curso.