CUT organiza campanha de arrecadação de donativos às vítimas das enchentes em Alagoas e Pernambuco

55

Sensibilizada pela trágica enchente que atingiu Alagoas e Pernambuco nos últimos dias, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) lançou uma campanha de solidariedade, em toda a sua base, para doações às vítimas das inundações. Vários sindicatos e entidades cutistas já manifestaram seu apoio, contribuindo e ampliando a campanha entre seus filiados.


A situação é bastante grave. Só em Alagoas 22 municípios foram atingidos, sendo que em 15 deles já foi decretado estado de calamidade pública. Milhares de trabalhadores e suas famílias perderam tudo, e alguns até a própria vida. O cenário é de guerra. Para muitos falta água potável, energia, comida, local para dormir e qualquer outra necessidade básica. Segundo a Defesa Civil, já foram confirmadas 29 mortes, e cerca de 600 pessoas estão desaparecidas. São 177 mil pessoas atingidas.


No estado de Alagoas, além da CUT-AL, o Sindicato dos Trabalhadores nos Correios, Sinteal, Sindvigilantes, Sindprev, Sindpol, Urbanitários, Bancários, Sindagro, Enfermeiros, Agentes de saúde, Sindjornal e Fetag, já entraram na campanha e estão mobilizados. Em Pernambuco, a CUT-PE e a Fetape (Federação dos Trabalhadores na Agricultura) encabeçam a campanha. Em todo o estado, treze municípios decretaram situação de emergência e nove, estado de calamidade.

COMO AJUDAR – As doações podem ser em dinheiro ou em alimentos não perecíveis, água, roupas, cobertores, produtos de limpeza e higiene pessoal e outros produtos de primeira necessidade.


A CUT Nacional abriu uma conta especial para doações em dinheiro. Os depósitos podem ser feitos no Banco do Brasil S/A – Agência: 3324-3 c/c: 100.100-0 nome personalizado: SOS CUT ENCHENTE.