Debate Conjuntura em Política e Econômica

107

A Secretaria de Formação do Sindicato dos Bancários promoveu debate, no dia 16/3, com a presença do deputado estadual Nelson Martins (PT/CE). Na ocasião, o deputado alertou os presentes para o fato da oposição ao governo tentar transformar o tema corrupção em mote principal da campanha eleitoral deste ano. Lembrou que o “valerioduto” já existe há muitos anos, não é de agora e a oposição não tem respaldo para usar isso contra a reeleição de Lula. Com a participação de vários bancários e representantes de outras categorias, o palestrante mostrou que é do conhecimento geral que em todas as áreas e políticas públicas do atual governo, houve evolução em relação ao governo anterior.

Nelson Martins destacou os projetos que mudam a vida do cidadão brasileiro, entre eles a lei do Fundeb e o Prouni, que amplia o acesso dos estudantes do ensino público em universidades particulares. Outro projeto importante é a lei geral das micro e pequenas empresas. Essa lei, em votação no Congresso, cria um cadastro único nacional, com redução da carga tributária. Hoje a carga é de 36% sobre o faturamento das empresas anual e com a nova lei a carga será de apenas 5%. “Esses projetos geram mudança social e renda aos brasileiros”, afirmou Nelson.

O deputado petista destacou ainda as CPIs dos Grupos de Extermínio, que coloca em xeque a segurança pública do Estado e a da Dispensas das Licitações em votação na Assembléia Legislativa. Verticalizações e as alianças que estão sendo formadas em nível estadual em torno do PT, PSB, PCdoB e PMDB foram também citadas. Segundo ele, os eleitores devem ter em mente que os cargos majoritários são importantes, mas é importante também a sustentação desses governantes, tanto no Congresso Nacional, como nos legislativos estadual e municipal.